José Eliton garante que PSB estará em chapa majoritária e convoca PT e PSDB

“Estou aqui atendendo um chamamento do PSB e o PSB estará na chapa majoritária”, garante

Postado em: 01-08-2022 às 08h22
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: José Eliton garante que PSB estará em chapa majoritária e convoca PT e PSDB
O ex-governador José Eliton manteve o segredo sobre qual cargo pretende disputar este ano, mas deixou claro, que o partido estará em chapa majoritária | Foto: Reprodução

O ex-governador José Eliton manteve o segredo sobre qual cargo pretende disputar este ano, mas deixou claro, durante a convenção estadual do PSB no domingo (31), que o partido estará em chapa majoritária. “Não busco candidatura, mas sou soldado do partido para o que der e vier.” O evento aconteceu no Plaza Inn Augustus Hotel, no centro de Goiânia, entre 10h e 13h.

Vale citar, por causa de outras convenções – e prováveis alianças – o PSB aprovou a possibilidade da executiva estadual definir a chapa majoritária até 5 de agosto, prazo final desses eventos e dia que o PT e PSDB realizarão seus atos, além de outras siglas. PT e PSDB foram destacados, pois Eliton convocou, durante seu discurso, as duas siglas – especialmente o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) – a se aliarem pelo bem do Estado e do País. 

O objetivo é fortalecer o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) na disputa deste ano contra Jair Bolsonaro (PL), que ele disse ser responsável por um governo “obscuro” e que coloca em risco a democracia.

Continua após a publicidade

Vale citar, conforme revelado pelo Mais Goiás ainda antes da convenção, Marconi será o candidato ao governo das esquerdas. A expectativa é que o PT e o PSB estejam juntos. Inclusive, conforme reportagem do Jornal O Hoje, Marconi e José Eliton tem mantido conversas intensas para disputarem o pleito deste ano em uma mesma chapa. 

O discurso do ex-governador José Eliton deu um tom de provável união nesse sentido. “Por que estamos aqui? Por um valor que nos une: a democracia”, declarou. “Estou aqui atendendo um chamamento do PSB e o PSB estará na chapa majoritária”, garante. Uma fonte de dentro do PSB disse ao Jornal O Hoje, contudo, que Eliton deverá ocupar a chapa das esquerdas na disputa ao Senado.

Elogiou

Deputado estadual e aprovado como candidato a deputado federal, Alysson Lima (PSB) não poupou elogios a José Eliton durante discurso na convenção. Para ele, uma das principais conquistas do PSB foi filiar o ex-governador. “Veio para ter protagonismo.”

“Precisamos vencer uma guerra. Não contra uma pessoa ou partido, mas contra uma ideologia maldosa que destrói o País”, disse sem citar o atual governo federal. “Nós temos a obrigação de manter a democracia. Não podemos permitir que ela seja destruída”, disse após elogios a Eliton 

Chapa

Presidente estadual do partido, o deputado federal Elias Vaz afirmou que o partido, seja com nome ao governo ou ao Senado, poderá criar as melhores condições para Lula em Goiás. Como mencionado, ele pretende continuar as conversações até a próxima sexta-feira (5) para fechar alianças e definir a chapa majoritária do PSB.

Na ocasião, contudo, as chapas de deputados estadual e federal foram oficializadas. Na corrida à Assembleia Legislativa de Goiás, a legenda terá 42 nomes e à Câmara Federal, 18. As eleições ocorrem 2 de outubro. 

Marconi 

Em relação a Marconi, o tucano, segundo informado pelo portal, estaria autorizado a compor com o PT em Goiás após reuniões com o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e também com o senador Tasso Jereissati. Durante a última semana ele também teve conversas frequentes com o PT nacional. 

Anteriormente, o ex-governador chegou a ser cogitado para sair deputado federal, mas o recuo ao governo foi desmentido por esse interlocutor. Com o PT, o tucano teria a estrutura de tempo de TV que tanto deseja. Somado ao PSB, ele estaria ainda mais seguro, é a avaliação.

Veja Também