Candidatos concentram campanha no Facebook e no Instagram

Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais

Postado em: 30-08-2022 às 09h37
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Candidatos concentram campanha no Facebook e no Instagram
Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais | Foto: Reprodução/Dole777/Unsplash

A maioria dos candidatos a deputado federal utiliza o Facebook e o Instagram para realizar a campanha em mídias sociais, apontou um levantamento da Agência Câmara realizado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 10.355 candidatos que se inscreveram no TSE para disputar uma vaga na Câmara, 5.048 têm contas no Facebook, ou quase 49% do total, e 4.904 no Instagram (47%).

Além dessa, outras plataformas de mídias sociais utilizadas pelos candidatos são o Twitter (1.402 contas ou 14% dos candidatos), o YouTube (969 canais ou 9%) e o Tiktok (900 contas ou 9%).

Leia também: Quase 90% dos deputados federais tentam reeleição este ano

Continua após a publicidade

Desigualdades

Os dados também mostram que o acesso dos candidatos às mídias sociais apresenta desigualdades. Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais.

Com a exceção do Instagram, todas as outras plataformas apresentam maior percentual de contas de candidaturas masculinas do que de candidatas mulheres. Divorciados, separados e casados também têm maior probabilidade de ter uma conta em mídias sociais do que solteiros e viúvos.

Partidos

O Novo é o partido com os candidatos mais conectados nas mídias sociais. Ao todo, 95% dos que disputam as eleições têm conta no Instagram, 89% no Facebook, 69% no Twitter, 66% no Youtube e 45% no Tiktok.

Leia também: Bolsonaro desiste atacar PT na televisão e vai focar nas redes sociais

Os estados com mais candidatos conectados são o Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Já Sergipe, Alagoas e Bahia estão entre os estados com menos contas de candidatos em mídias sociais. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Veja Também