Quinta-feira, 28 de março de 2024

Maioria dos candidatos buscam ampliar espaço no entorno do Distrito Federal

Com mais de 800 mil eleitores, região soma alto capital político que deverá ser explorado pelos candidatos

Postado em: 05-09-2022 às 07h40
Por: Izadora Resende
Imagem Ilustrando a Notícia: Maioria dos candidatos buscam ampliar espaço no entorno do Distrito Federal
De acordo com o TRE-GO, os eleitores do entorno do DF, chegam a 868.087 mil | Foto: Montagem/ O Hoje

Candidatos ao governo de Goiás e também ao senado têm voltado o olhar para um local estratégico de capitação de votos: a região do entorno do Distrito Federal. Os principais players políticos estão trabalhando para fortalecer as imagens na região, investindo em ações de divulgação e visitas nos municípios. Isto porque o eleitorado composto pelas 29 cidades tem, sem dúvidas, um forte potencial para mudar o jogo, principalmente para os que pleiteiam uma vaga no executivo estadual. 

De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), os eleitores da   Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), chega a 868.087 mil. Só os dez maiores municípios da região representam mais da metade dos votos do que existe na capital goiana.

Somados, os eleitores de Luziânia (124.361), Águas Lindas (104.732), Valparaíso de Goiás (87.718), Formosa (74.194), Planaltina de Goiás (59.960), Novo Gama (48.480), Santo Antônio do Descoberto (42.706), Cidade Ocidental (42.246), Cristalina (34.889) e Niquelândia (27.874) são 647.160 mil votos reunidos. O número é algo próximo da soma do eleitorado de Aparecida de Goiânia e Anápolis, que juntas têm um capital político de 653.083 eleitores.

Continua após a publicidade

Marconi Perillo (PSDB) em uma visita a Valparaíso de Goiás firmou compromissos com a população. Se eleito, ele disse que trabalhará para a criação de uma zona franca, de uma universidade federal e também para a criação de um hospital federal. 

Alexandre Baldy (Progressistas) também usou as redes sociais para falar sobre a situação do entorno e dizer que quer trabalhar pela região. “Nosso estado precisa estar com os olhos verdadeiramente voltados para quem mais precisa”, escreveu. O candidato ao senado tem recebido o apoio de prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios. 

O também candidato à Casa Alta do Congresso Nacional, Wilder Morais (PL) visitou no último sábado (27/8) cinco cidades do entorno: Planaltina de Goiás, Formosa, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Ele estava acompanhado do candidato ao governo do Estado, Major Vitor Hugo (PL), outros candidatos e apoiadores. “Estou recebendo muito apoio e a adesão é crescente”, destacou Wilder. 

Major Vitor Hugo (PL) escreveu nas redes sociais que tem um carinho especial pela região do Entorno. “Eu morei por quase quatros anos em Luziânia e conheço de perto a realidade local. Em três anos de mandato, já viabilizei mais de R$ 59 milhões para o Entorno”, dizia o texto. O candidato também  tem concentrado esforços para captar votos naquela região. 

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) afirmou que a região do entorno estava esquecida, e que, se eleito, terá compromisso de atender às demandas daqueles municípios. O governadoriável visitou os municípios de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental no mês passado, acompanhando do candidato único da chapa ao senado, João Campos (Republicanos) e outras lideranças. 

O atual governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (União Brasil), conta com a mobilização de apoio de todos os 29 prefeitos da Ride. O prefeito de Luziânia, maior município da região, foi eleito com o apoio de Caiado. Diego Sorgatto era deputado estadual e com o incentivo do governador alcançou a prefeitura. 

A disputa pelo voto dos eleitores da região do entorno do Distrito Federal está sendo uma “briga de gigantes”, ao passo que todos querem, ao máximo, fidelizar aqueles eleitores que ainda não se manifestaram apoiadores de algum candidato. Nos próximos dias, certamente, veremos ainda mais mobilizações coordenadas e ritmadas, ao passo que as eleições vão se aproximando.

Veja Também