Quinta-feira, 28 de março de 2024

Pesquisas refletem estratégia assertiva de Ronaldo Caiado

Governador, que concorre à reeleição, abarcou em sua base a maior quantidade possível de prefeitos

Postado em: 12-09-2022 às 08h06
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisas refletem estratégia assertiva de Ronaldo Caiado
Números demonstram candidato isolado com chances reais de vitória no primeiro turno | Foto: Reprodução

Felipe Cardoso e Izadora Resende

O final de semana foi pautado pela repercussão dos números. Isso porque foram divulgadas duas pesquisas de intenção de voto na qual o governador Ronaldo Caiado (UB), candidato à reeleição, confirma o favoritismo a três semanas da eleição. A margem de diferença entre o governador e o segundo colocado é significativa em ambos os resultados apresentados pelos Institutos. 

A leitura, nos bastidores, é de que Caiado chegou ao final de seu primeiro mandato com uma rede de apoio invejável. No comparativo entre os estados brasileiros, estima-se que cerca de dez governadores podem ser eleitos ainda no primeiro turno nas eleições de 2 de outubro. Caiado é um deles. 

Continua após a publicidade

De acordo com informações apuradas pela equipe de reportagem do jornal O Hoje, o trunfo principal de Caiado são os prefeitos. São mais de 230 prefeituras goianas, dentre as 246, que estão caminhando ao lado do governador. O fato de estar disputando com figuras que não são tão conhecidas no interior também contribuiu para aglutinar apoio. 

Além disso, em 2024 esses mesmos gestores que hoje apoiam, precisarão de apoio para se reeleger. E, claro, qualquer gestor municipal que preze pela própria reeleição, não compraria uma desavença com um candidato ao governo com chances reais de vitória. 

Corrida

Conforme revelado pela terceira rodada do Instituto Serpes, o governador foi quem apresentou o maior crescimento. Se comparada à segunda rodada da pesquisa Serpes, Caiado cresceu 6,2 pontos na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. 

Ele reuniu 53,9% das intenções de voto. Já o candidato Gustavo Mendanha (Patriota) registrou uma queda de 0,5% nesta modalidade, somando 19,2% do eleitorado. As chances de Caiado alcançar a vitória no primeiro turno, se o cenário consolidar como tem se apresentado, são reais. Considerando que são necessários 50% de votos válidos +1 para vencer a eleição, o governador  que já somou, até o momento, aproximadamente 65% das intenções de voto, seria reeleito. 

Na sequência, aparecem os seguintes candidatos: Major Vitor Hugo (PL) com 4,7%,  Wolmir Amado (PT) com 2,2%, Cíntia Dias (PSOL) com 1,4%, Professora Helga (PCB) com 0,9%,  Edigar Diniz (Novo) com 0,5% e Professor Pantaleão (UP) com 0,4%. Anularia o voto ou não votaria somam 4,5% dos consultados. 12,2% ainda não decidiram. 

Já os resultados da Goiás Pesquisas revelaram que o governador Ronaldo Caiado conta com 40,1% do eleitorado goiano. Os números revelam Gustavo Mendanha na sequência com 22,1% das intenções de voto. Depois aparecem Vitor Hugo com 17,33% e Wolmir Amado com 6,29%. Depois aparecem: Reinaldo Pantaleão com 1,81%, Edigar Diniz com 1,43%; Cíntia Dias com 1,43%,  professora Helga com 0,95% e, por fim, Vinícius Paixão (PCO) com 0,29%. Vale lembrar que o candidato do PCO teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos e nulos somaram 3,05%. Outros 5,24% disseram não saber.

Veículos

A pesquisa Serpes, terceira rodada, foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro. O material foi encomendado e divulgado pelo jornal O Popular. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram realizadas 801 entrevistas com eleitores de Goiás. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O protocolo de registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/GO) e: GO-06481/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-09693/2022.

Já o segundo levantamento, realizado pelo Goiás Pesquisas, foi encomendado pelo portal de notícias Mais Goiás. Nele, foram consultados 1.050 eleitores de 5 a 8 de setembro de 2022. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são BR-00200/2022 e GO-04869/2022.

Veja Também