Governadoriáveis defendem capacitação, incentivos e ampliação do desporto

Nesta segunda, O HOJE mostra cada uma das propostas dos candidatos ao governo de Goiás voltadas ao esporte

Postado em: 12-09-2022 às 08h34
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governadoriáveis defendem capacitação, incentivos e ampliação do desporto
Nesta semana, o jornal O Hoje apresentou educação, saúde, segurança pública e cultura | Foto: Reprodução

Na sequência dos resumos das apresentações de eixos do plano de gestão dos candidatos ao governo de Goiânia, O Hoje aborda, nesta segunda-feira (12), a questão esportiva. Os concorrentes do Palácio das Esmeraldas propõem capacitação de profissionais, incentivos ao desporto, ampliação de programas e mais.  

Durante a última semana, o jornal apresentou educação, saúde, segurança pública e cultura. Ressalta-se, que são recortes dos planos, por isso é possível conferir todas as propostas dos governadoriáveis no Divulga Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Major Vitor Hugo

Candidato do PL, o deputado federal Major Vitor Hugo, no eixo esporte, defende a adoção de políticas públicas participativas para promoção de atividades, a integração regional com base nas necessidades locais, reestruturação do programa Pró Atleta, assim como a integração da prática desportiva à políticas públicas de saúde. O texto também expõe como proposta o trabalho conjunto com as associações representativas de classe para capacitação dos profissionais de educação física, etc.

Continua após a publicidade

Reinaldo Pantaleão

Candidato ao governo de Goiás pela UP, o professor Reinaldo Pantaleão, neste eixo, propõe a implementação dos Centros de Referência do Esporte Regionalizados. 

Professora Helga

A professora Helga Martins (PCB) quer fomentar prioritariamente projetos e programas de práticas corporais e de lazer que se caracterizem como esporte coletivo de base. Também quer incluir movimentos feministas, étnico-raciais e LGBTs na formulação de programas e projetos de esporte, apoiar esportes e lazer paraolímpicos, fazer concursos para equipe multiprofissional e multidisciplinar da Secretaria de Esporte e Lazer, incentivar a criação de Conselhos Comunitários para gestão de esporte e lazer, dentre outras coisas. 

Edgar Diniz 

No plano de gestão de Edgar Diniz (Novo) consta o apoio a municípios para que implementem em sua rede de ensino atividades de cunho esportivo, a simplificação do processo de realização de eventos esportivos e criar um programa com atividades esportivas em contraturno de escolas do ensino médio do Estado. O texto também aponta atrair grandes eventos esportivos para Goiás, reformar e ampliar estruturas poliesportivas, bem como realizar campanhas de conscientização sobre a prática do esporte. 

Cíntia Dias

A candidata do PSOL Cíntia Dias propõe a reorientação das políticas sociais e econômicas para o combate às estruturas de desenvolvimento desigual e garantia de acesso aos bens públicos, como o esporte e lazer, por meio da criação de condições (emprego e combate à fome).

Wolmir Amado

O ex-reitor da PUC-GO Wolmir Amado (PT) quer, em seu plano de gestão preliminar, garantir o acesso à cultura, aos esportes e ao lazer, a implantação de uma agenda de futuro para o esporte e fortalecer a prática de esporte nas escolas públicas.  

Gustavo Mendanha

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) incluiu no plano de gestão a estruturação da rede de saúde para a continuidade da assistência biopsicossocial em centros de convivência e ginásios poliesportivos, após a alta da reabilitação. Ele também expõe a ampliação de disciplinas eletivas de projetos de práticas esportivas na rede de ensino fundamental, bem como estimular a realização de grandes eventos de esporte.

Ronaldo Caiado

As propostas do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para o esporte são, dentre outras coisas, “modernizar os equipamentos esportivos do Estado; garantir bolsas de incentivo ao esporte; e adotar ações para garantir o acesso de mais goianos ao esporte e lazer”. E, ainda, estimular atletas de alto rendimento, continuar os programas existentes (como Esporte e Lazer nas cidades), ampliar ações que incentivem práticas recreativas e desportivas, etc.

Veja Também