Maioria dos ex-prefeitos apoia Mendanha ao governo

Embora alguns ex-prefeitos tenham decidido caminhar ao lado de Caiado, a maioria optou por não apoiar o adversário histórico de Perillo.

Postado em: 19-09-2022 às 08h15
Por: Izadora Resende
Imagem Ilustrando a Notícia: Maioria dos ex-prefeitos apoia Mendanha ao governo
Embora alguns ex-prefeitos tenham decidido caminhar ao lado de Caiado, a maioria optou por não apoiar o adversário histórico de Perillo. | Foto: Reprodução

O presidente da Associação Goiana de Ex-Prefeitos (Agexp) Ronan Batista, por meio das redes sociais, declarou apoio irrestrito ao projeto de Marconi Perillo (PSDB) ao senado, destacando o seguinte: “a Agexp está caminhando junto com esse grande time para levar o nosso estado ainda mais longe”.

E continuou: “Trabalhamos juntos por um objetivo em comum: o crescimento de Goiás”. Vale lembrar que quando se lançou ao governo, Perillo também contava com o apoio dos ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos goianos. Mas quando decidiu seguir ao Senado, a maioria dos membros da Associação migraram para Mendanha, candidato que decidiram apoiar ao governo. 

Embora os ex-prefeitos tenham tentado articular uma aliança entre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e o ex-governador, sabe-se que não deu certo. Interlocutores afirmaram que Mendanha “esnobou” o apoio de Perillo. Contudo, conforme já falado, alguns destes ex-prefeitos optaram, então, por fortalecer o projeto de Caiado. Apesar disso, o presidente reforçou que essa migração não supõe bandeira branca entre Caiado e Marconi. 

Continua após a publicidade

Quanto aos prefeitos, a maioria – especialmente os tucanos –  que está fazendo campanha para Marconi Perillo (PSDB),que pleiteia uma vaga à Casa Alta do Congresso Nacional, também declararou apoio a Ronaldo Caiado (União Brasil), que disputa a reeleição ao governo.  

Existiu até um planejamento para abrir um comitê em Goiânia, mas a possibilidade já foi descartada. Assim como revelado pela imprensa local, o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia, do PSDB, explicou que o espaço físico deixou de ser necessário. “Num primeiro momento essa era a ideia, mas a repercussão (do ROMA) foi tão positiva que o movimento está acontecendo em todos os municípios. Não precisa ter espaço”, avaliou.

ROMA

O movimento “ROMA” refere-se a articulações de lideranças para apoio a dois políticos que não fazem parte da mesma aliança e são, na verdade, adversários declarados: Ronaldo Caiado e Marconi Perillo.

Em contrapartida ao ROMA, Marconi afirmou em entrevista que continua tendo as mesmas opiniões em relação a Caiado, e acredita que o mandatário goiano também mantenha o que pensa a respeito dele. O ex-governador afirmou que a última vez que se falaram foi na festa do Divino Pai Eterno, em 2013, quando trocaram cumprimentos. “Ele é candidato ao governo, fazendo a campanha e propostas dele, e eu estou fazendo minha campanha e propostas como candidato a senador”, pontuou. 

Com a desistência de Marconi ao governo e com a liberação da base pelo tucano, apoiadores de Perillo passaram a apoiar Caiado, que atualmente conta com a manifestação de apoio à reeleição de aproximadamente 230 gestores municipais, dos 246. Sendo assim, os prefeitos que apoiam Caiado correspondem a cerca de 93% das cidades goianas. Caiado, por sua vez, ressaltou à imprensa local que é comum ocorrerem apoios cruzados, já que ele possui na base de apoio 230 prefeitos, das 246 prefeituras. 

Para o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, o apoio irrestrito ao governador está sendo pelo trabalho que foi prestado aos municípios. “O apoio ao governador está sendo dado pelo reconhecimento ao seu trabalho, não por causa de cargos. Sou do MDB e trabalhei desde maio para o partido fazer adesão ao governo, quase 95% do diretório votou a favor dessa aliança e nós não temos secretaria nenhuma no governo. Assim como o PSD também veio para o governo e não tem secretaria. É apoio por reconhecimento” disse Naves.

Veja Também