Reta final: PSDB está com Tebet, mas tucanos migram para Lula

Confusão no partido envolve apoio ao petista de grupo ligado a Eduardo Leite, declaração de Marconi e nota de FHC

Postado em: 24-09-2022 às 07h26
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Reta final: PSDB está com Tebet, mas tucanos migram para Lula
A instituição PSDB mantém o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência | Foto: Reprodução

A instituição PSDB mantém o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência. Até porque, a vice Mara Gabrilli é filiada ao partido. Contudo, parte do tucanato tem desembarcado em direção à chapa Lula-Alckmin (PT-PSB). A campanha se aproxima da reta final, uma vez que o primeiro turno da eleição ocorre no próximo dia 2 de outubro, domingo.

Vice de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin esteve em Goiânia na última quarta-feira (21). Na ocasião, um grupo de tucanos favoráveis à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à presidência declarou apoio ao petista – Leite foi derrotado nas prévias de novembro passado para João Doria, que posteriormente retirou o nome da disputa. Eles são liderados pelo membro da executiva nacional do partido e ex-deputado federal Giuseppe Vecci. 

A decisão foi comemorada pelo deputado federal candidato à reeleição e aliado de Lula, André Janones (Avante). “PSDB de Goiás declara apoio a Lula. Começou oficialmente a Cristianização! Do lado de lá, o último que sair que apague a luz! Do lado de cá o homem do Luz para todos vai bem, obrigado!”, escreveu nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Logo em seguida, a direção goiana do partido rebateu: “Ao contrário do postado pelo deputado federal André Janones no Twitter, o PSDB de Goiás não declarou apoio ao candidato Lula à presidência da República.” Não houve, contudo, nenhuma represália aos filiados pelo apoio na curta nota.

Um dia depois, sem declarar apoios ou citar nomes, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) publicou nota pró-democracia em suas redes sociais. Ele pediu  “aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual”, além de outras coisas, como atenção à valorização da educação e fortalecimento de instituições que asseguram a liberdade à população. 

Depois da nota pública, a direção nacional se manifestou: “O PSDB tem candidata e vai lutar até o final para elegê-la: Simone Tebet, e a nossa senadora Mara Gabrilli. Representam o melhor caminho para o Brasil. Primeiro turno é para votar no melhor. Útil é votar em quem a gente confia.”

Gabrilli, por sua vez, afirmou à Folha que ficou “lisonjeada” com a nota. Para ela, o texto de FHC defendeu temas da candidatura dela e de Tebet. “Fernando Henrique para mim é uma bússola, né? Uma bússola para todos nós. O presidente é sempre a voz do bom senso, da direção que o Brasil precisa, e eu te confesso que eu fiquei bem lisonjeada porque o presidente citou exatamente a nossa plataforma de governo.”

Perillo

O ex-governador e candidato ao Senado Marconi Perillo também se manifestou após a fala de Vecci. Como presidente do PSDB em Goiás ele também reafirmou o apoio às candidatas Tebet e Gabrilli e foi mais contundente. “O PSDB não apoia nenhuma outra candidatura que não a candidatura da Federação PSDB e Cidadania.”

Apesar disso, ele reforçou que respeita os divergentes, mas que a orientação é pró-Tebet. “Eu respeito as pessoas que tenham outras opiniões, que apoiam outros candidatos, mas quero dizer, de forma taxativa, que em momento algum o PSDB autorizou apoio oficial de qualquer um de seus membros a candidaturas que não sejam oficial do partido, que é a federação PSDB e Cidadania.” De acordo com ele, as demais declarações não têm respaldo oficial. 

Marconi, vale lembrar, discutiu até a véspera das convenções a possibilidade de disputar o governo de Goiás em aliança com o PT para fortalecer o palanque de Lula. Ao fim, todavia, ele optou pela disputa ao Senado.

Veja Também