Vices apostam em agendas próprias para ampliar alcance dos governadoriáveis

Braços direitos dos candidatos ao governo cobrem estado em busca de virar votos e indecisos

Postado em: 29-09-2022 às 09h10
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vices apostam em agendas próprias para ampliar alcance dos governadoriáveis
Com agendas próprias, vices levam as propostas de gestão dos candidatos em encontros e carreatas | Foto: Reprodução

Na campanha eleitoral deste ano, os vices dos governadoriáveis não são meramente figurativos. Com agendas próprias, eles levam as propostas de gestão dos candidatos em encontros e carreatas, e buscam virar votos, além da preferência dos indecisos. 

Presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela é o vice de Ronaldo Caiado (União Brasil). Na quarta-feira (28), ele participou de palanque móvel – um tipo de minicarreata mais perto da população – no Bairro Goiás, em Goiânia, pela manhã; e seguiu para outro evento do tipo no Jardim Dom Bosco, em Aparecida, à tarde. Em seguida, aconteceu uma carreata com o governador na cidade. A agenda do candidato ainda incluía visita ao interior.

Antes, na terça-feira (27), ele esteve em Nova Aurora, Corumbaíba, Marzagão, Água Limpa, Buriti Alegre, Panamá e Goiatuba. Na segunda-feira (26), ele também realizou palanques móveis em Aparecida de Goiânia.

Continua após a publicidade

Vilela foi o primeiro vice escolhido para a campanha. Caiado deixou de lado Lincoln Tejota e acolheu o emedebista como pré-candidato ainda no ano passado, em 24 de setembro. “Maguito Vilela deixou sucessor e Daniel será meu vice na chapa em 2022”, declarou em 2021. Em 2018, eles foram adversários.

Vice de Gustavo Mendanha (Patriota), o ex-deputado federal Heuler Cruvinel (Patriota) marcou presença na última segunda-feira em Rio Verde e região, seu reduto. Enquanto isso, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia cobria a região metropolitana. 

Já terça de Cruvinel foi de muitas carreatas. Essas ocorreram em São Miguel do Araguaia, Mundo Novo, Nova Crixás, Mozarlândia, Araguapaz, Aruanã e Britânia. 

Vale lembrar, o ex-deputado foi escolhido por Mendanha para auxiliar na campanha no sudoeste goiano e com o agronegócio. Da mesma chapa, ele foi anunciado na convenção, em 5 de agosto. “Também queríamos um vice católico. Eu e o João somos evangélicos, então queríamos um nome católico”, declarou à época. 

Fernando Tibúrcio (PSB), vice Wolmir Amado (PT), teve agendas internas na segunda e na quarta-feira. Ele realizou articulações diversos. Na terça, realizou entrega do plano de governo ao Arcebispo de Goiânia dom João Justino, às 9h na Casa Episcopal, junto com o candidato ao governo. Ele também acompanhou o petista no debate.

O Jornal O Hoje também solicitou a agenda da vice de Vitor Hugo (PL), terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto mais recentes, mas não teve o retorno até o fechamento da matéria. A candidata é Keila Borges (PL).

Como estão as pesquisas na reta final?

No levantamento Goiás Pesquisas/Mais Goiás do último sábado (24), Caiado lidera com 38,92% das intenções de voto em primeiro turno. Tecnicamente empatados aparecem Gustavo Mendanha e major Vitor Hugo (PL) com 21,58% e 20,17%, respectivamente.

Depois vem Wolmir Amado (PT) com 7,25%. Completam a pesquisa: Professor Reinaldo Pantaleão (UP), 1,17%; Edigar Diniz (Novo), 0,83%; Cíntia Dias (PSOL), 0,5%; e professora Helga (PCB), 0,42%. Brancos e nulos foram a 3,33%, enquanto indecisos, 5,83%.

No segundo turno, Caiado venceria Mendanha por 47,83% a 31,08% e Vitor Hugo por 52,08% a 26,17%.

A pesquisa ocorreu de 19 a 22 de setembro e ouviu 1.200 eleitores. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%. Os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são BR-07091/2022 e GO-05750/2022.

Já na Serpes/O Popular de sexta (23), Caiado aparece 50,8% das intenções de voto, vencendo em primeiro turno, Mendanha com 18,5% e Vitor Hugo com 9,2%. Wolmir tem 2,4%; Cíntia Dias, 0,5%; Edigar Diniz e Reinaldo Pantaleão, 0,2% cada. Professora Helga não pontuou.

O levantamento ouviu 801 eleitores de 20 a 22 de setembro e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. Os registros na Justiça Eleitoral são GO-09662/2022 e BR-04791/2022.

Veja Também