Quinta-feira, 28 de março de 2024

É FAKE que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "votos nulos e em branco não anulam a eleição"

Postado em: 29-09-2022 às 15h49
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: É FAKE que voto é anulado quando só se escolhe presidente na urna
Os votos "não possuem valor algum,são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística."

Uma fake news circula no WhatsApp e em outras redes sociais convencendo os eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PL) que, “se você votar só para presidente, e votar em branco nas outras opções, o seu voto será considerado como parcial, e será anulado”.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), “votos nulos e em branco não anulam a eleição”. O órgão já desmentiu conteúdo semelhante, em outras oportunidades. Esses votos “não possuem valor algum,são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística.”

Ainda como explica o tribunal, a Constituição estabelece que “o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os em branco e os nulos, que são considerados inválidos”
O autor da mensagem falsa diz que o alerta está sendo feito a pedido de uma pessoa que realizou o treinamento para ser mesário e afirma que, para que o voto de validação do presidente seja computado, é preciso escolher candidatos para os outros cargos em jogo nesta eleição (governador, senador e deputados federal e estadual), afirmação que não é verdade.

Continua após a publicidade

Lembrando que, cidadão que espalhar fake news pode ser responsabilizado por crime contra a honra.

Siga oHoje nas redes sociais e acompanhe tudo pelo portal.

Veja Também