Rodrigo Pacheco reforça confiança nas urnas eletrônicas antes das eleições

Para Pacheco, a Justiça Eleitoral promoveu diversas testes e inovações ao sistema de votação, inclusive a urna eletrônica.

Postado em: 30-09-2022 às 17h16
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: Rodrigo Pacheco reforça confiança nas urnas eletrônicas antes das eleições
 Rodrigo Pacheco (PSD-MG) | Foto/Reprodução

O presidente do Congresso Nacional e do Senado,  Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reforçou, nesta sexta-feira (30), a confiança nas urnas eletrônicas e no trabalho da Justiça Eleitoral às vésperas das eleições neste domingo, 2 de outubro.

Para Pacheco, a Justiça Eleitoral promoveu diversas testes e inovações ao sistema de votação, inclusive a urna eletrônica. “A urna eletrônica revelou-se fundamental à concretização dos princípios eleitorais. Possibilitou assegurar o voto secreto e universal, de fato,” comentou o senador.

O presidente do Congresso ainda reforçou a segurança e transparência do processo de votação eleitoral e ressaltou que a urna é motivo de orgulho dos brasileiros. “[A urna] viabilizou uma apuração rigorosa, transparente e rápida, essencial para que as eleições tenham resultados incontestes. Constitui um pilar da democracia brasileira. E repito: é motivo de grande orgulho nacional”, complementou.

Continua após a publicidade

Os ministros se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) com dezenas de observadores internacionais, provenientes de países como Espanha, França, Rússia e Portugal. Participaram do encontro também o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

Em nome dos observadores internacionais, discursou o mexicano Lorenzo Córdova, chefe da Missão Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore). Ele afirmou que as eleições no Brasil têm uma importância global para as mais diversas democracias.

“A democracia de um país é um patrimônio mundial“, afirmou Córdova, que frisou a importância política dos observadores internacionais. “Implicitamente temos uma função política, de ajudar a cimentar a confiança pública nas eleições, para isso estamos aqui”, disse.

Veja Também