Aplicativos permitem a conferência dos resultados das eleições

As duas ferramentas também pode ser acessadas pelo site do TSE

Postado em: 01-10-2022 às 18h10
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativos permitem a conferência dos resultados das eleições
As duas ferramentas também pode ser acessadas pelo site do TSE | Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral disponibiliza gratuitamente nas lojas de aplicativos o Boletim na Mão e o Resultados. O primeiro permite que os eleitores tenham acesso aos conteúdos dos Boletim de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral. O outro aplicativo disponibiliza os resultados gerais de todo país, podendo filtrar os candidatos da própria região.

O Boletim na Mão dá acesso ao BU, relatório que traz o total dos votos registrados em cada urna eletrônica em determinada seção eleitoral, contendo os votos recebidos por cada candidata e candidato, os nulos, os em branco e as abstenções contabilizadas, entre outras informações. O BU vem com um QR Code, cuja leitura permitirá consultar as mesmas informações do Boletim, mas digitalizadas.

Leia também: Eleitor deve ficar alerta sobre possíveis alterações em locais de votação

Continua após a publicidade

Ao acessar o aplicativo, a câmera do celular fará a leitura do código, e o app guardará a imagem gerada automaticamente no aparelho. Será possível ainda compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas.

O aplicativo disponível no Google Play e App Store, possibilita ainda a mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a votação. 

Resultados

As informações poderão ser comparadas com os dados disponibilizados na internet no mesmo dia da votação, por meio do aplicativo Resultados, também da Justiça Eleitoral, ou na página Resultados, do TSE. 

Os resultados das Eleições 2022 podem ser conferidos na página disponível no Portal do TSE ou pelo aplicativo Resultados, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store. No app, a sociedade em geral pode conferir a apuração dos votos para todos os cargos, bem como os candidatos eleitos e os que irão disputar o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro, entre outras informações.

Veja Também