Quanto custou cada voto de Kid Bengala, que perdeu a eleição em SP

Ele foi um dos candidatos que mais receberam recursos de sua legenda

Postado em: 03-10-2022 às 14h28
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Quanto custou cada voto de Kid Bengala, que perdeu a eleição em SP
Ele foi um dos candidatos que mais receberam recursos de sua legenda. | Foto: Reprodução

Com pouco mais de 10 mil votos, o ex-ator pornô Kid Bengala (UB), foi derrotado nas eleições do último domingo em São Paulo. Com mais de 2,4 milhões gastos na campanha, o ator teve um gasto médio de 240 reais para cada voto recebido. Ele foi um dos candidatos que mais receberam recursos de sua legenda.

A quantidade de dinheiro recebido por Kid causou várias reclamações dentro do partido. Muitos candidatos à Câmara ameaçaram tomar medidas judiciais para que o financiamento fosse igualitário. O ex-ministro da Educação Mendonça Filho, ameaçou recorrer à Justiça Eleitoral de Pernambuco para que sua parcela da verba de partido fosse destinada a ele. Mendonça foi eleito.

Para fins de comparação, Guilherme Boulos (PSOL), que foi o deputado mais votado de São Paulo com 1 milhão de votos, recebeu 2,3 milhões de reais para sua campanha. Ou seja, cada voto custou R$ 2,30.

Continua após a publicidade

Esta é a quarta vez que o ator tenta se eleger para um cargo político. Em 2014, ele teve 1.095 votos na disputa para o cargo de deputado estadual em São Paulo. Quando foi candidato a vereador de São Paulo em 2020, teve apenas 953 votos. Durante a campanha, propagandas eleitorais do candidato chegaram a ser proibidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Veja Também