“Estou à disposição de Bolsonaro”, declara Gustavo Mendanha

Ex-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) mantém a posição que teve durante a campanha de primeiro turno.

Postado em: 10-10-2022 às 07h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Estou à disposição de Bolsonaro”, declara Gustavo Mendanha
Ex-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) mantém a posição que teve durante a campanha de primeiro turno | Foto: reprodução

Ex-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) mantém a posição que teve durante a campanha de primeiro turno. Ele, que esteve “off” na última semana – inclusive comemorou o aniversário de 40 anos na última sexta-feira (7) – disse que a partir desta segunda-feira (10) estará ativo. “Estou à disposição de Bolsonaro (PL)”, afirmou.

Segundo ele, inclusive, já recebeu ligações do também ex-candidato ao governo Major Vitor Hugo (PL) e do senador Vanderlan Cardoso (PL). Ambos no sentido de fortalecer a reeleição de Bolsonaro. “Devo encontrar com o presidente. Continuarei no mesmo lado”, reforçou.

Em Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) foi reeleito com 51,81% dos votos logo no primeiro turno. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha ficou em segundo, com 25,2%. O deputado federal e candidato oficial de Bolsonaro, Major Vitor Hugo, em terceiro, 14,81%. 

Continua após a publicidade

Já a eleição presidencial não teve fim no último dia 2 de outubro. O ex-presidente Lula (PT) terminou na frente com 48,43%, enquanto Bolsonaro fez 43,2%. Simone Tebet (MDB) terminou em terceiro lugar com 4,16%. Ciro Gomes (PDT), 3,04%. O segundo turno será decidido em 30 de outubro.

Futuro político

Questionado sobre os próximos passos, Mendanha lembra que não pode se candidatar à prefeitura em dois – nem mesmo Goiânia – e que quatro anos ainda está distante. Contudo, reforça que irá continuar na política. Em 2024, por exemplo, ele diz que pretende auxiliar aqueles que o ajudaram. “Participando do que eu for chamado”, destaca. “Ajudando candidatos parceiros, prefeitos candidatos à reeleição.”

Já sobre o pleito deste ano, Mendanha afirma que sai com uma vitória política. Apesar de não ter sido eleito ou garantido o segundo turno, os mais de 25% de votos representam 879.031 eleitores. O número é quase o dobro do que teve Daniel Vilela (MDB) naquele ano. O emedebista, hoje vice de Caiado, teve 479.180 confirmações nas urnas naquele momento. 

“Tive o governo federal e o Estado contra mim. Mesmo assim, tive quase um milhão de votos. Não foi possível chegar ao segundo turno, mas saio muito maior do que entrei”, diz animado. De acordo com ele, a máquina trabalhou bem. Além disso, ele afirma que as pesquisas atrapalharam muito. “Estava praticamente sozinho.”

Caiado também confirma apoio a Bolsonaro

O governador Ronaldo Caiado formalizou, na última quinta-feira (6), o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro. A declaração foi dada durante encontro no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o presidente, juntamente com lideranças políticas que venceram as eleições no último dia 2, tanto em Goiás como em todo o País. Entre elas estavam os governadores também reeleitos em 1° turno Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Antonio Denarium (Roraima).

Caiado relembrou a parceria entre o Governo de Goiás e o Executivo federal que possibilitou à atual gestão estadual executar a promoção da regionalização da saúde, da educação, da infraestrutura, da segurança pública e de programas sociais. “Nos nossos primeiros mandatos, a marca foi o combate à corrupção e o respeito ao dinheiro público. O nosso segundo momento será, com certeza, o de romper com o ciclo da pobreza e tornar isso como referência do que conseguimos pavimentar até aqui”, disse.

Veja Também