Quinta-feira, 28 de março de 2024

MDB, Podemos, PSDB e Cidadania podem se fundir, diz colunista

Uma junção desses quatro partidos geraria uma bancada de 72 deputados federais

Postado em: 13-10-2022 às 09h51
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: MDB, Podemos, PSDB e Cidadania podem se fundir, diz colunista
Uma junção desses quatro partidos geraria uma bancada de 72 deputados federais (Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados)

O MDB pode se fundir com outras três siglas. Os partidos seriam: Podemos, PSDB e Cidadania. A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles.

Vale citar, PSDB e Cidadania já discutem a possibilidade de união. Os tucanos tiveram um desempenho muito abaixo do esperado neste ano, com 13 deputados federais eleitos – sendo uma delas, a goiana Lêda Borges.

O Cidadania, por sua vez, garantiu 5 cadeiras. Presidente estadual da sigla, Gilvane Felipe disse que este número estava dentro do esperado. Sobre o PSDB, ele diz que a legenda tem perdido espaço nos últimos anos.

Continua após a publicidade

Vale lembrar, os tucanos não elegeram nenhum governador. Entre os 12 estados que voltarão às urnas no dia 30 de outubro, os únicos que terão tucanos na disputa são Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em nenhum destes, os candidatos da legenda terminaram na primeira colocação.

No Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) teve 26,71% e Eduardo Riedel (PSDB) 25,16%. Na Paraíba, João (PSB) marcou 36,65%, enquanto Pedro Cunha Lima (PSDB) 23,9%. Em Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) teve 23,97% contra 20,58% de Raquel Lyra (PSDB). Já no Rio Grande do Sul, grande aposta da legenda, Onyx Lorenzoni (PL) fez 37,5% e Eduardo Leite (PSDB) 26,81%.

Gilvane é favorável à fusão. Ele também confirma a possibilidade de discussões que alcancem o MDB. “É preciso uma alternativa de centro ou centro-esquerda.”

Em relação ao PSDB e Cidadania, as conversas são tocadas pelos presidentes Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania). Anteriormente, a Folha de S.Paulo disse que a fusão poderia sair ainda este ano. Com a inclusão de MDB e Podemos, as conversas, ainda iniciais, podem se prolongar.

Uma junção desses quatro partidos criaria uma bancada de 72 deputados federais na Câmara. Além dos 18 nomes do Cidadania e PSDB, o MDB elegeu 42 parlamentares e o Podemos 12.

Veja Também