Sintonia na transição é destacada

Marconi Perillo destacou que mudanças se fazem necessárias porque estão deixando o governo aqueles que vão se candidatar nas eleições de outubro

Postado em: 02-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sintonia na transição é destacada
Marconi Perillo destacou que mudanças se fazem necessárias porque estão deixando o governo aqueles que vão se candidatar nas eleições de outubro

Venceslau Pimentel

Continua após a publicidade

A dois meses de se desincompatibilizar do cargo, o governador Marconi Perillo (PSDB) deu posse, ontem, a sete novos auxiliares, dentro da primeira etapa da reforma administrativa, e disse que a definição de nomes tem sido feita em comum acordo com o vice-governador Zé Eliton (PSD).

A reforma será concluída em abril, quando Zé Eliton assumirá o cargo até a conclusão do mandato, em dezembro. Marconi deve disputar cadeira no Senado e Eliton é pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas.

Tomaram posse Hwaskar Fagundes na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Cleomar Dutra Ferreira na Agência Goiana de Habitação (Agehab), Jarbas Rodrigues na chefia da Comunicação Setorial do Gabinete Particular do Governador, João Bosco Bittencourt na Agência Brasil Central (ABC), Edivaldo Cardoso na Celg Telecom, Benitez Brandão Calil na Secretaria Extraordinária da Juventude e Lucas Puglieses Tavares na Superintendente Executivo da Secima.

Necessária

A reforma se faz necessária porque os que estão deixando o governo vão se candidatar nas eleições de outubro, o que exige articulação tanto de Marconi quanto de Eliton, para continuar agregando os aliados e buscando novos partidos para uma possível aliança político-eleitoral em torno do vice-governador. Os dois disseram, em seus discursos, que a escolha de novos integrantes da equipe está sendo feita em comum acordo entre eles.

Segundo Marconi, o processo está sendo feita em consonância com Zé Eliton. “Tudo está sendo feito em absoluta sintonia entre o governador que vai sair daqui a pouco e o que vai assumir”, disse. “Essa transição tem sido silenciosa, tranquila, respeitosa e com muita competência, parabéns doutor José Eliton. Isso já demonstra que ele está preparado para assumir a dura missão para daqui a alguns dias”, pontuou.

Marconi destacou o que ele classificou de “condução diplomática, competente e extremamente dedicada”, da parte do vice-governador. “Ele tem tratado essa questão da reforma da nossa equipe, nesses dois meses, conversando com tudo mundo, ouvindo, respeitando a todos, especialmente conversando delicadamente, amigavelmente como grande companheiro que é comigo o tempo inteiro”, pontuou, destacando o currículo e a capacidade profissional de cada um dos novos auxiliares. “Saúdo e desejo as boas-vindas aos nossos novos secretários, que vão agregar muito com as suas competências”.

Ausente da solenidade, realizada no teatro do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes (Itego), Basileu França, no Setor Universitário, em Goiânia, em Goiânia, o ex-secretário da Secima Vilar Rocha, que preside o diretório estadual do PSDB, foi destacado por Marconi e Zé Eliton. Contou que se tornou amigo de Rocha quando os dois foram colegas de parlamento, na Câmara dos Deputados. 

“Ele (Vilmar) sempre foi um líder comprometido com o projeto do Tempo Novo, abdicou de posições, perdeu eleição para nos ajudar na continuidade desse projeto”, disse Marconi, sendo aplaudido por uma platéia que lotou o auditório, dentre eles deputados e cerca de 150 alunos do curso de soldado da Academia da Polícia Militar (APM).

No início de dezembro do ano passado, Vilmar Rocha, ao falar sobre o processo sucessório, defendeu que o nome do candidato a governador, por parte da base aliada, não fosse do governo, mas da sociedade, explicando que esse critério seria para que não transparecesse um processo de continuidade administrativa no comando do Estado. 

Para mostrar que o episódio já foi superado, Zé Eliton, em seu discurso, citou o nome do ex-secretário. “Nosso reconhecimento ao seu trabalho do Vilmar”, disse. 

Previsão de que investimentos vão chegar a R$ 4 bilhões 

Ao fazer um resumo das realizações do seu governo, Marconi Perillo destacou que até o mês de abril terão sido aplicados R$ 4 bilhões em investimentos, notadamente com o Programa Goiás na Frente. “Duvido que, neste momento, exista algum outro estado que tenha agenda de inaugurações todos os dias durante seis meses”, afirmou, acrescentando que mais de cem municípios serão visitados até o dia 6 de abril, quando ele deixa o cargo.

“Nós conseguimos, graças a Deus, dar uma dinâmica nova a Goiás, modernizar o Estado e levar obras, investimentos e serviços para todos os cantos”, afirmou. “Eu me sinto bastante realizado, apesar de ter coisas que a gente gostaria de fazer ainda. Mas me sinto realizado e com a convicção de José Eliton vai dar sequência, com máxima competência, a essa missão daqui pra frente”.

Ao destacar as ações do governo, com transparência e responsabilidade, Marconi Perillo reafirmou o compromisso de transformar Goiás cada vez mais uma vitrine para o Brasil, “do ponto de vista das novas iniciativas, da criatividade, do valor ao trabalho, da correção, da ética na administração, da transparência e das realizações”. 

Veja Também