Quinta-feira, 28 de março de 2024

Urnas abrem na Nova Zelândia para o segundo turno das eleições

O país é o primeiro à iniciar a votação

Postado em: 29-10-2022 às 16h47
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Urnas abrem na Nova Zelândia para o segundo turno das eleições
O país é o primeiro à iniciar a votação. | Foto: Reprodução

A Nova Zelândia já abriu as urnas para o segundo turno das eleições. O país é o primeiro à iniciar a votação às 16h deste sábado (8h de domingo no horário local).

As quatro zonas eleitorais do país ficam localizadas na capital, Wellington. Há 2.951 eleitores inscritos e aptos a votar na Nova Zelândia. Eleitores que moram no exterior só podem votar para o cargo de presidente.

Ao todo, 697 mil brasileiros estão inscritos para votar fora do país. Eles representam uma pequena fração do total de votos, já que há ao todo 156,4 milhões de pessoas aptas a participar da eleição.

Continua após a publicidade

O resultado oficial da apuração no exterior será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente após as 17h (horário de Brasília), quando termina a votação.

Após a Nova Zelândia, o próximo país a iniciar votação é a Austrália, que tem 5 locais de votação este ano: Sydney, Camberra, Melbourne, Perth e Brisbane.

Depois da Oceania, a eleição começa nos países da Ásia, onde está o Japão, que possui mais de 76 mil eleitores brasileiros.

Veja Também