Quinta-feira, 28 de março de 2024

Após vitória de Lula, Moraes pede fim de ataques à urna eletrônica

'Cessem discursos fantasiosos, notícias fraudulentas e criminosas contra as urnas eletrônicas'

Postado em: 31-10-2022 às 08h42
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Após vitória de Lula, Moraes pede fim de ataques à urna eletrônica
'Cessem discursos fantasiosos, notícias fraudulentas e criminosas contra as urnas eletrônicas' | Foto: Divulgação/ STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo (30), após a divulgação dos resultados do 2º turno das eleições de 2022, que os brasileiros mostraram que confiam nas urnas eletrônicas e na justiça eleitoral.

“Urnas eletrônicas são patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro”, disse Moraes.

O ministro fez elogios ao sistema eleitoral, mencionando a segurança, a eficiência e a competência do TSE ao longo do pleito. “Não existe país no mundo […] com 156 milhões de eleitores, com mais de 124 milhões de leitores comparecendo para votar, nenhum país do mundo que, aproximadamente 3h40 depois do término das eleições, proclamam o resultado com absoluta segurança, eficiência e competência.”

Continua após a publicidade

Moraes também destacou que o pleito foi encerrado “com o maior número de votos em candidatos da história brasileira”. “Encerramos esse impotantíssimo momento, as eleiçoes de 2022, com o maior número de votos em candidatos da história brasileira. Percentualmente e em termos absolutos”.

E apontou por fim que, além do “maior número de votos em candidatos da história”, houve redução da taxa de abstenção entre os 1º e 2º turnos.

Veja também: Bolsonaro é o primeiro presidente a não ser reeleito

Veja Também