Quinta-feira, 28 de março de 2024

TSE derruba notícias falsas de Gayer, Zambelli e Flávio, além de 15 perfis bolsonaristas

A Justiça Eleitoral divulgou que cinco grupos do Telegram, que juntos tinham 580 mil participantes, foram banidos

Postado em: 31-10-2022 às 09h16
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE derruba notícias falsas de Gayer, Zambelli e Flávio, além de 15 perfis bolsonaristas
A Justiça Eleitoral divulgou que cinco grupos do Telegram, que juntos tinham 580 mil participantes, foram banidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu suspender, nas 36 horas que antecederam o fim da votação do 2º turno neste domingo (30), notícias falsas de líderes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL), além de suspender 15 perfis bolsonaristas.

A partir de 12 decisões judiciais, o TSE removeu 701 URLs que contia conteúdos desinformativos compartilhados por apoiadores. Lideranças bolsonaristas como os recém-eleitos Gustavo Gayer (PL) e Nikolas Ferreira (PL), a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL) e a deputada federal Bia Kicis (PL) participaram dos compartilhamentos.

Leia também: Bolsonaristas interditam ao menos sete rodovias pelo país

Continua após a publicidade

No domingo, o TSE divulgou que também foram retirados 354 impulsionamentos. Cinco grupos do Telegram, que juntos tinham 580 mil participantes, foram banidos, e sete sites foram desmonetizados.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o cancelamento dos perfis foi devido ao desrespeito da resolução que endurece regras para quem espalhasse desinformação nas vésperas da eleição. A resolução (n° 23.714/2022), foi aprovada no dia 20 de outubro.

Veja Também