Casa Branca adverte que apuração de eleições pode demorar dias

Governo ressalta que disputas mais apertadas podem levar um número maior de dias para terem resultados oficiais

Postado em: 08-11-2022 às 09h20
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Casa Branca adverte que apuração de eleições pode demorar dias
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierren | Foto: Reprodução/ EFE

A Casa Branca alertou que a apuração dos votos das eleições legislativas desta terça-feira (8), nos Estados Unidos, pode demorar dias, razão pela qual é possível que os resultados totais não sejam conhecidos logo após o fechamento das urnas. 

Em entrevista coletiva diária, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, diz que leva tempo para organizar a papelada e concluírem os vencedores em cada eleição. “Podemos não saber quem são os vencedores da eleição por alguns dias. Leva tempo para contar todas as papeladas de maneira ordenada”. 

No país, não existe uma autoridade eleitoral central e os secretários de estado de cada um dos 50 estados são responsáveis pela contagem de votos. Como o processo costuma ser demorado, os grandes meios de comunicação americanos são responsáveis por declarar qual candidato ganhou a eleição. 

Continua após a publicidade

Em algumas disputas eleitorais, o resultado costuma sair no mesmo dia da votação. Porém, algumas vezes, a corrida chega a ser tão apertada que leva dias ou semanas para apurar os votos. 

Na eleição de 2020, por exemplo, foram quatro dias para a grande mídia anunciar que o atual presidente, o democrata Joe Biden, havia vencido o republicano Donald Trump. 

Até o momento, a Casa Branca também não divulgou qual será a agenda do presidente nos próximos dois dias e não confirmou se Biden dará uma entrevista coletiva após as eleições para avaliar os resultados, como fazem todos os presidentes dos EUA desde Bill Clinton (1993-2001). Em sua coletiva de imprensa de hoje, Jean-Pierre assegurou que Biden se posicionará após as eleições e que “adora” responder perguntas de jornalistas, mas não se comprometeu a falar com a imprensa para responder às perguntas.

Veja: Eleições nos EUA: quem ganhará o controle do Congresso americano?

Veja Também