Deputado goiano pede que ministro Nardes seja impedido de atuar em processos de Bolsonaro

Elias Vaz pediu a suspeição do ministro do TCU que teve áudios golpistas divulgados

Postado em: 23-11-2022 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado goiano pede que ministro Nardes seja impedido de atuar em processos de Bolsonaro
Elias Vaz pediu a suspeição do ministro do TCU que teve áudios golpistas divulgados (Foto: O Antagonista)

O deputado federal goiano Elias Vaz (PSB) pediu que ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, seja considerado suspeito e impedido de atuar em processos em que o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) seja parte. Vale lembrar, o membro do TCU teve a áudio com falas antidemocráticas contra o presidente eleito Lula (PT) divulgadas pela imprensa.

Para Elias, a gravação é “gravíssima”. “O ministro deixou claro que apoia as manifestações abusivas e antidemocráticas financiadas por empresários e pelo ramo do agronegócio já identificados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e que, portanto, também faz parte do grupinho que insiste em não aceitar a derrota nas eleições. É inadmissível que um ministro, com conexão clara com o atual presidente, analise ações referentes ao Bolsonaro em um órgão técnico sério de fiscalização como o TCU”, destaca.

Ainda segundo ele, Nardes está comprometido pela parcialidade ao se mostrar claramente favorável a Bolsonaro. “A postura do ministro está contaminada e ele não tem mais condições morais de julgar nenhuma ação que envolva Jair Bolsonaro após a ruptura constitucional e esse desrespeito à democracia.”

Continua após a publicidade

Áudio de Nardes

No áudio divulgado, Nardes diz em um grupo de WhatsApp que ocorre “um movimento muito forte nas casernas” e que, em breve, aconteceria um “desenlace forte na nação”. Ainda na mensagem dirigida a amigos do agronegócio, ele afirma que “a situação para o futuro da nação poderá se desencadear de forma positiva, apesar desse principal conflito que deveremos ter nos próximos dias ou nas próximas horas”.

E mais: “Agora veio o Bolsonaro, que despertou a sociedade conservadora e hoje todo mundo está nas ruas aí fazendo a sua defesa desses princípios. Demoramos, mas felizmente acordamos. Demoramos, mas felizmente acordamos… Eu acho que é o grande momento, baseado no que falou esse caminhoneiro lá de Sinop, de que é necessário acordar todo o Brasil. Acordar, despertar, ter fé e crença, como nós tivemos lá em (20)15 apresentando pela primeira vez um processo que desmontou, de certa forma, essas estruturas que eles conseguiram remontar agora.”

Depois da repercussão, Nardes emitiu uma nota. “O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”, diz o texto divulgado pela equipe do integrante do TCU. “Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas.”

Representação

Na representação, Elias escreve que “o áudio enviado pelo ministro não apenas corrobora com as pautas golpistas, como também revela uma postura parcial, ou seja, favorável ao Presidente Jair Bolsonaro e suas pautas e desfavorável, depreciativo e contrário aos ideais representados pela esquerda”.

Ainda segundo ele, “a fala supracitada oferece um incentivo para que essas pessoas continuem se manifestando e reforça os rumores de que haverá alguma forma de ação por parte das Foças Armadas. O caráter favorável demonstra alinhamento aos discursos e pautas golpistas”.

Assim, o deputado pede o reconhecimento da suspeição e impedimento para exercício de relatorias, assim como impedimento de votar nos processos que contem com a presença de Bolsonaro.

Veja Também