Quinta-feira, 28 de março de 2024

Lula acerta aprovação de PEC com Lira com brecha para liberação de emendas em 2022

Lira afirmou à Lula que os deputados vão aprovar o texto que for encaminhado pelo Senado

Postado em: 01-12-2022 às 15h19
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula acerta aprovação de PEC com Lira com brecha para liberação de emendas em 2022
Lira afirmou à Lula que os deputados vão aprovar o texto que for encaminhado pelo Senado | Foto: Agência Brasil

Em reunião realizada na última quarta-feira (30/11), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acertaram a aprovação da PEC da Transição. A informação é da Folha de S.Paulo.

Integrantes da cúpula do PT informaram que Lira afirmou à Lula que os deputados vão aprovar o texto que for encaminhado pelo Senado, onde a proposta irá começar a tramitar. De acordo com informações, está “pacificado” que a PEC garantirá a liberação de emendas de relator ainda em 2022, como pedido por Lira.

Foi a segunda reunião entre o presidente eleito e o presidente da Câmara. Desta vez, os dois tiveram um momento a sós onde Lula defendeu a aprovação da proposta para viabilizar promessas de campanha, como o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600, que voltará a se chamar Bolsa Família.

Continua após a publicidade

Lula afirmou que precisa assegurar comida na mesa dos brasileiros ao menos três vezes por dia, como prometido. Lira disse não opor à aprovação da PEC e disse que o texto seria aprovado no formato que sair do Senado.

Cerca de R$ 7,8 bilhões em emendas do relator estão bloqueadas no momento. O recurso funciona como moeda de troca entre o Executivo e Legislativo.

Veja Também