Confira os ministros confirmados por Lula nesta sexta-feira (9)

O anúncio aconteceu logo pela manhã, durante coletiva coletiva convocada na sede de transição do governo

Postado em: 09-12-2022 às 11h04
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira os ministros confirmados por Lula nesta sexta-feira (9)
O anúncio aconteceu logo pela manhã, durante coletiva coletiva convocada na sede de transição do governo | Foto: Reprodução

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (9), parte de sua equipe ministerial para o próximo governo, que terá início em janeiro de 2023. O anúncio aconteceu logo pela manhã, durante coletiva no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, em Brasília.

Foram confirmados os titulares de cinco ministérios. Confira:

  • Fazenda: Fernando Haddad (PT)

Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

  • Defesa: José Múcio Monteiro

Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

Continua após a publicidade

  • Casa Civil: Rui Costa (PT)

Atual governador da Bahia, com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios.

  • Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino (PSB)

Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur.

  • Relações Exteriores: Mauro Vieira

Atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty.

Outros cotados

Aliado do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, o ex-deputado Floriano Pesaro (PSB) é o nome sondado para a Secretaria-Geral da Presidência da República, área responsável pela parte administrativa do Palácio do Planalto.

Conforme interlocutores do presidente, Lula tem mais possíveis ministeriáveis já consultados, são eles: os senadores Carlos Fávaro (PSD-MT), Simone Tebet (MDB-MS); e Alexandre Silveira (PSD-MG); o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB); os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG), José Priante (MDB-PA) e Marília Arraes (Solidariedade-PE); o deputado estadual André Quintão (PT-MG); o vereador de Araraquara (SP) Rafael Angeli (PSDB); ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (MDB); o economista Márcio Pochmann (PT) e a socióloga Nísia Trindade.

Veja Também