Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE

A posse será realizada no dia 1º de janeiro

Postado em: 12-12-2022 às 15h12
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE
A posse será realizada no dia 1º de janeiro. | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12/12). O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, entregou o certificado de que as eleições foram legítimas e a chapa cumpriu a última etapa do processo. A posse será realizada no dia 1º de janeiro.

A diplomação é a confirmação da legitimidade das eleições e está prevista no Código Eleitoral é o último passo antes da posse. Para que ela ocorra, o TSE analisa toda documentação da chapa eleita, como a prestação de contas e os recursos com questionamentos sobre o resultado do pleito.

A diplomação da chapa estava prevista para 19 de dezembro, última data para a cerimônia prevista no calendário eleitoral. No entanto, a fim de desacelerar os movimentos bolsonaristas em frente a quartéis generais e em rodovias brasileiras contra a vitória de Lula, a cerimônia foi remarcada para esta segunda.

Continua após a publicidade

Lula e Alckmin chegaram ao TSE acompanhados de suas esposas, Rosângela Lula da Silva (Janja) e Lu Alckmin.

Moraes foi aplaudido de pé no início da cerimônia de diplomação. Lula e Alckmin também foram aplaudidos ao se sentarem na tribuna. Os aliados do petista presentes na sessão desta segunda fizeram coro para desejar “boa tarde” ao futuro presidente.

Veja Também