sexta-feira, 9 de outubro de 2026
PL

Congresso derruba veto à lei que proíbe arquitetura hostil

Decisão é direcionada a pessoas em situação de rua

Redação O Hojepor em

O Congresso Nacional derrubou nesta sexta-feira (16) o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao projeto de lei que proíbe o uso de materiais e estruturas para afastar pessoas em situação de rua de locais públicos nas cidades – a chamada arquitetura hostil. O texto segue para promulgação.Congresso derruba veto à lei que proíbe arquitetura hostilCongresso derruba veto à lei que proíbe arquitetura hostil

No Senado, a derrubada do veto teve 60 votos favoráveis e apenas quatro contrários. Na Câmara, foram 354 votos pela derrubada do veto e 39 pela manutenção. Apenas o partido Novo votou a favor da manutenção do veto.

O projeto ficou conhecido como Lei Padre Júlio Lancelotti. No ano passado, o padre paulistano, que tem forte atuação em favor de moradores em situação de rua, viralizou nas redes sociais ao protagonizar cena em que tentava quebrar estacas pontiagudas de concreto instaladas pela prefeitura de São Paulo sob um viaduto. A construção visava impedir a permanência das pessoas nesses locais.

Justificativa

A derrubada do veto acontece apenas três dias após decisão do presidente da República em vetar a matéria. Na justificativa, Bolsonaro argumentou que, após ouvir ministérios, concluiu que a norma poderia “ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos”.

Para o senador Fabiano Contarato (PT-ES), autor da proposta, a valorização do patrimônio não pode ser maior do que a preocupação humanitária.

“O Estatuto das Cidades tem de ser inclusivo. Essas técnicas de utilização de vergalhões, correntes e instrumentos pontiagudos têm o único objetivo de valorizar o patrimônio em detrimento do acolhimento da população em situação de rua”, disse.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão: “O DF é o estado que mais cresceu no número de cirurgias eletivas”

POLÍTICA

Celina Leão: “O DF é o estado que mais cresceu no número de cirurgias eletivas”

DF realizou 36,4 mil procedimentos de janeiro a julho, alta de 35,89% em relação ao mesmo período...
TSE manda retirar vídeos de Lula e Janja sobre Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

TSE manda retirar vídeos de Lula e Janja sobre Flávio Bolsonaro

Nunes Marques e André Mendonça apontaram falta de respaldo para afirmações sobre mudanças em pr...
Flávio Dino divulga ameaças de morte contra ministros do STF e critica incitação à violência

AMEAÇA AO JUDICIÁRIO

Flávio Dino divulga ameaças de morte contra ministros do STF e critica incitação à violência

Ministro publicou trechos de relatório de segurança com mensagens que citam assassinatos e agress�...
Vorcaro cita suposto pagamento de R$ 30 milhões por filme sobre Lula, mas delação não avança por falta de provas

BANCO MASTER

Vorcaro cita suposto pagamento de R$ 30 milhões por filme sobre Lula, mas delação não avança por falta de provas

Ex-banqueiro afirma ter tratado de repasses em dinheiro e de recursos para uma produção audiovisua...
Centrão adere à candidatura de Flávio e mira espaço em eventual governo

Eleições 2026

Centrão adere à candidatura de Flávio e mira espaço em eventual governo

UB-PP, Republicanos, Novo e Podemos já anunciaram apoio ao candidato do PL, enquanto MDB negocia ad...
Flávio Bolsonaro rebate Moraes após ordem de prisão contra Eduardo: “não vai dar em nada”

STF

Flávio Bolsonaro rebate Moraes após ordem de prisão contra Eduardo: “não vai dar em nada”

Flávio acusa Moraes de tentar interferir no segundo turno após decisão contra Eduardo
Augusto Cury declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Eleições 2026

Augusto Cury declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno

Cury apoia Flávio Bolsonaro e cobra compromissos públicos de campanha
datafolha

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Datafolha: Celina Leão tem 60% e Leandro Grass, 40% no 2º turno do DF

Primeiro levantamento após a definição da disputa no DF mostra governadora com 20 pontos de vanta...