Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Iris Rezende vira nome de bairro em Cristianópolis, cidade onde nasceu

"Uma homenagem mais que merecida a este líder que honrou nossa cidade e Goiás, sempre fazendo o bem e cuidando das pessoas"

Postado em: 22-12-2022 às 10h28
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris Rezende vira nome de bairro em Cristianópolis, cidade onde nasceu
"Uma homenagem mais que merecida a este líder que honrou nossa cidade e Goiás, sempre fazendo o bem e cuidando das pessoas" (Foto: Prefeitura de Cristianópolis)

A prefeita de Cristianópolis, Juliana Costa (União Brasil), sancionou uma lei que dá o nome do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, ao bairro da cidade onde o emedebista nasceu. A prefeitura confirmou a sanção pelas suas redes sociais, na quarta-feira (21).

“Cristianópolis tem filhos ilustres, personalidades que marcaram gerações e fizeram história, como Marília Mendonça e Iris Rezende. Depois de homenagear a rainha da sofrência, dando o nome dela ao hospital do município. Agora é a vez de homenagear o ex-governador Iris Rezende, que fez muito por todos os goianos”, diz trecho da nota.

E ainda: “A prefeita Juliana Costa sancionou a lei que dá o nome de Iris Rezende Machado ao primeiro residencial de Cristianópolis. Uma homenagem mais que merecida a este líder que honrou nossa cidade e Goiás, sempre fazendo o bem e cuidando das pessoas.”

Continua após a publicidade

Junto com o governo estadual, 50 casas são construídas no bairro. A previsão é que sejam inauguradas no ano que vem.

Em Goiânia

Essa é apenas mais uma recebida pelo ex-prefeito de Goiânia. Em 19 de novembro, o então prefeito em exercício Romário Policarpo (Patriota) sancionou a lei que muda o nome da Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado. O texto, de autoria de Clécio Alves (Republicanos), foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia em 17 de novembro.

A mudança de nome da avenida, vale lembrar, havia sido aprovada anteriormente na Casa, porém, foi vetada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O veto foi mantido pela Câmara após pressão de empresários da região. A votação do projeto deveria ocorrer no dia 16 novembro, mas Clécio pediu vista do próprio projeto por temer a recusa da matéria pela presença dos empresários na Casa de Leis. Na ocasião, a galeria estava cheia de comerciantes que protestavam contra a alteração.

Para Clécio, a proposta visa “tirar o nome de um ditador” de uma das vias mais importantes da capital. “Esse projeto vai tirar o nome de um ditador, de um vagabundo, que puniu a população brasileira que nunca fez nada em Goiânia e vai colocar o nome do maior representante do agro do Estado e do Brasil. Se tirar o que Iris Rezende fez em Goiânia não sobra nada, inclusive a Castelo Branco”, disse.

“Os comerciantes terão cinco anos para fazer as adequações, são cinco anos e não cinco dias. E eu reafirmo, se precisar dos R$ 13 milhões que tenho direito [Clécio foi eleito deputado estadual no último dia 2 de outubro] como deputado, eu destino esse dinheiro para comerciantes da Castelo Branco não sofrerem esse prejuízo”, completou.

Mais um

Além deste texto já aprovado e sancionado, passou na Câmara de Goiânia um projeto de lei que cria o Memorial Iris Rezende Machado. O texto também é do vereador Clécio Alves. De acordo com ele, o intuito é registrar a história e cultura de Goiânia, traduzida por meio do trabalho do líder emedebista.

Segundo ele, o espaço – a ser instalado no Centro Cultural Casa de Vidro, no Jardim Goiás – terá acervo completo sobre a trajetória do ex-governador. Serão fotos, textos e vídeos, bem como itens doados pela família e outros materiais relacionados que existem na Câmara e na prefeitura de Goiânia.

“Vamos criar um acervo completo, da história e trajetória da vida política dele, como expoente da política administrativa da cidade e do estado. Teremos estrutura qualificada, com teatro e cinema, tudo à altura da história de nosso saudoso Iris”, disse Clécio.

Às 16h desta quinta-feira (22), o prefeito Rogério Cruz sanciona a lei na Casa de Vidro. Em seguida, ocorre a inauguração.

Morte de Iris

Iris Rezende morreu aos 87 anos, em 9 de novembro de 2021. O político foi internado no dia 6 de agosto daquele ano, após sentir fortes dores de cabeça e, no mesmo dia, passou por um procedimento cirúrgico para conter uma hemorragia na cabeça. O tratamento estava sendo realizado desde o dia 31 de agosto no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás e era formado em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Iris começou a carreira política com apenas 25 anos, no ano de 1959, quando foi eleito vereador, porém encerrou sua carreira política no final de 2020, em dezembro, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia.

Veja Também