China emite sanções contra cidadãos dos Estados Unidos

As restrições também ocorreram após Washington ter feito o mesmo contra líderes do Partido Comunista da China

Postado em: 23-12-2022 às 09h46
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: China emite sanções contra cidadãos dos Estados Unidos
As restrições também ocorreram após Washington ter feito o mesmo contra líderes do Partido Comunista da China | Foto; Reprodução/Getty Images

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China anunciou, nesta sexta-feira (23/12), sanções contra dois cidadãos norte-americanos. A medida ocorre em resposta às restrições impostas por Washington a dois funcionários chineses após suspeita de violação dos direitos humanos no Tibete.

Segundo a pasta chinesa, o acadêmico Miles Yu e o membro da comissão executiva para a China do Congresso dos Estados Unidos (EUA) Todd Stein, juntamente com os familiares mais próximos, não poderão entrar em território chinês. Além disso, a partir de agora, todos os bens de Yu e Stein na China serão bloqueados.

Recorrente

Pequim já havia aplicado sanções contra funcionários norte-americanos nos últimos anos por “ingerência nos assuntos de Hong Kong”. As restrições também ocorreram após Washington ter feito o mesmo contra líderes do Partido Comunista da China, por suspeita de envolvimento em abusos contra a minoria uigur na região de Xinjiang.

Continua após a publicidade

Sanções contra a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi foram emitadas, no verão, por “ignorar a preocupação e a forte oposição da China” à viagem que ela fez a Taiwan e por “minar a soberania e a integridade territorial” do país asiático.

Taiwan é considerada, por Pequim, parte do território chinês. A capital chinesa ameaça a reunificação por meio da força, caso a ilha declare independência formalmente.

Leia também: China pode ter quase um milhão de mortes ao sair da “Covid zero”

Veja Também