Força Nacional estará na posse de Lula

Ministério da Justiça autorizou o uso do grupo que atua desde terça-feira (27)

Postado em: 28-12-2022 às 08h38
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Força Nacional estará na posse de Lula
Ministério da Justiça autorizou o uso do grupo que atua desde terça-feira (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a posse de Lula (PT), em 1º de janeiro. A ação já teve início na terça-feira (27) e segue até segunda-feira (2).

Diretor da FNSP, o coronel José Américo Gaia disse em entrevista à Voz do Brasil que a equipe conta com policiais militares e civis, bombeiros e profissionais de perícia. O grupo não faz parte das Forças Armadas.

Vale citar, bolsonaristas ocupam o setor Militar Urbano desde novembro por não aceitarem o resultado da eleição presidencial. Em dezembro, foram registrados atos violentos nas manifestações. Além disso, no sábado (24) foi preso o empresário George Washington de Oliveira Sousa, 54, por montar uma bomba perto do Aeroporto Internacional de Brasília.

Continua após a publicidade

Ele disse à Polícia Civil do DF que queria gerar “caos” para que houvesse a “decretação do estado de sítio no País”.

Posse

Em relação as solenidades para a posse: de 13h45 às 14h30 ocorre a chegada dos Chefes de Estado e de Governo e de autoridades e convidados. Até às 14h30, também chegam Lula e Alckmin na Catedral Metropolitana de Brasília. Depois, eles saem em cortejo rumo ao Congresso Nacional, onde serão recebidos pelos presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Às 15h começa a sessão solene de posse. 15h40 o presidente e o vice vão para a sala de audiências da presidência do Senado. Às 16h, eles vão para a área externo do Palácio e, então, começam as honras militares e, em seguida, a dupla vai para o Palácio do Planalto.

Além disso, mais cedo, às 12h, começa o Festival do Futuro. O evento, que contará com uma série de apresentações artísticas, tem organização da equipe de transição com coordenação da primeira-dama Janja (Rosângela da Silva). Serão dois palcos na Esplanada dos Ministérios, mas também terá telões para o público para os artistas e as solenidades de posse.

Vale citar, os palcos terão o nome de Gal Costa e Elza Soares. Os artistas confirmados são: Margareth Menezes, Paulinho da Viola, Pabllo Vittar, BaianaSystem, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Os Gilsons, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Paulo Miklos, Zélia Duncan, Thalma de Freitas, Francisco el Hombre, Jards Macalé, Geraldo Azevedo, Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

Veja Também