Ex-adversário, Alckmin toma posse como vice-presidente e ministro em novo governo Lula

De rival à parceiro político, Alckmin acumulará também a pasta da Indústria e Comércio

Postado em: 01-01-2023 às 08h17
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Ex-adversário, Alckmin toma posse como vice-presidente e ministro em novo governo Lula
De rival à parceiro político, Alckmin acumulará também a pasta da Indústria e Comércio | Foto: Reprodução

Após quase 30 anos em lados opostos do tabuleiro político, o médico e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), 70, será o novo vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio de seu antigo adversário político, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Alckmin, governou o estado de São Paulo por 13 anos e assume o ministério após empresários conhecidos recusarem o convite ao cargo. Um deles, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, que é é alvo de críticas por parte do um grupo de empresários que querem destituí-lo da Fiesp.

Conheça o vice-presidente eleito

Alckmin (PSB) é natural de Pindamonhangaba, São Paulo, e se formou como médico anestesista. O envolvimento dele com a política começou quando ainda cursava faculdade de medicina, na década de 1970.

Continua após a publicidade

Aos 19 anos, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, um ano depois, em 1972, foi eleito vereador em sua cidade natal. Após quatro anos, tornou-se o mais jovem a assumir o cargo de prefeito de Pindamonhangaba. Nas eleições estaduais de 1982, ainda sob a ditadura militar, elegeu-se deputado estadual.

Foi convidado para compor a chapa de Mário Covas nas eleições estaduais de 1994. E assumiu o governo após o falecimento do companheiro em 2011. Nas eleições de 2002, foi reeleito.

Entre muitas disputas, em 2008, Alckmin voltou a disputar a Prefeitura de São Paulo e ficou mais uma vez em terceiro lugar, atrás de Gilberto Kassab (então no DEM), que se elegeu. Em 2010, ele derrotou o candidato petista Aloizio Mercadante e foi eleito governador de São Paulo.

Assim como em 2006, Alckmin renunciou ao governo para disputar as eleições presidenciais de 2018. O tucano fechou a mais ampla aliança entre partidos para a campanha presidencial, mas recebeu 4,76% dos votos válidos, ficando atrás de Jair Bolsonaro (então no PSL), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Após as eleições, na condição de presidente nacional do PSDB, passou a fazer participações em programas de televisão como especialista em saúde. Em dezembro de 2021, após 33 anos no partido, anunciou sua desfiliação.

Após muitas negociações decidiu compor a chapa de Lula nas eleições presidenciais, e se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em março de 2022. Em 29 de julho, o ex-governador de São Paulo foi oficializado como candidato a vice-presidente na chapa do petista.

Alckmin também ajudou Lula a conseguir apoios, principalmente nos setores empresariais e do agronegócio.

Veja Também