Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal

Neste domingo, bolsonaristas invadiram a praça dos Três Poderes, na capital federal, e depredaram os prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto

Postado em: 08-01-2023 às 18h00
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal
Neste domingo, bolsonaristas invadiram a praça dos Três Poderes, na capital federal, e depredaram os prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. | Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou intervenção federal no Distrito Federal após atos de vandalismo em Brasília. Neste domingo (8/1), bolsonaristas invadiram a praça dos Três Poderes, na capital federal, e depredaram os prédios do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.

A decisão de Lula foi comunicada em coletiva de imprensa.

A ordem vale até 31 de janeiro. De acordo com o decreto, o objetivo é “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”. O documento nomeia Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor. “O interventor fica subordinado ao Presidente da República e não está sujeito às normas distritais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção”.

Continua após a publicidade

Em seu discurso, Lula prometeu descobrir quem são os financiadores. “Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei”, disse.

“A esquerda brasileira já teve gente morta, já teve gente torturada, já teve gente desaparecida, e nunca, nunca vocês leram uma notícia de algum partido de esquerda, de algum movimento de esquerda, invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte e Palácio do Planalto”, afirmou Lula.

“Não existe precedente do que essa gente fez, e por isso essa gente precisa ser punida. E nós, inclusive, vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília. E todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático, e esse gesto de vândalos e de fascistas”, continuou.

“Lamentavelmente quem tem que fazer a segurança do Distrito Federal é a Polícia Federal do Distrito Federal, que não fez. Houve, eu diria, incompetência, má vontade ou má fé das pessoas que cuidam da segurança pública do distrito federal. Não é a 1ª vez. Vocês vão ver nas imagens que eles estão guiando as pessoas na caminhada até a Praça dos Três Poderes”, completou.

O presidente foi a Araraquara, no interior de São Paulo, onde acompanhou as áreas atingidas pelas fortes chuvas. Ele deve voltar a Brasília ainda neste domingo para visitar as instalações atingidas pelos terroristas.

Veja o decreto na íntegra

Veja Também