Mais Brasil só depende de homologação do TSE, que deve ocorrer em fevereiro

Diretoria será definida só depois do partido homologado, mas possibilidade é de que a presidência estadual fique com Gustavo Mendanha ou o presidente do Patriota, Jorcelino Braga

Postado em: 13-01-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais Brasil só depende de homologação do TSE, que deve ocorrer em fevereiro
Diretoria será definida só depois do partido homologado, mas possibilidade é de que a presidência estadual fique com Gustavo Mendanha ou o presidente do Patriota, Jorcelino Braga. | Foto: Reprodução

O processo de fusão do Patriota e do PTB está praticamente finalizado. O estatuto está pronto e o Mais Brasil, resultado da união, já foi registrado em cartório. Com CNPJ já definido na receita, só resta a homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deve ocorrer após o recesso, que termina no começo de fevereiro. 

A informação é do presidente do Patriota, Jorcelino Braga. O mandatário informa que as discussões para a diretoria da sigla no Estado só ocorrerão, de fato, a partir dessa homologação. Ele, contudo, não nega que o convite para que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e ex-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha, siga na mesa. 

Segundo Jorcelino, ele próprio é cotado para a liderança, caso Mendanha decline do convite. Ele reforça, contudo, que as conversas oficiais não ocorreram, pois, como já citado, dependem da homologação. “Aí vamos definir a diretoria em Goiás.” Braga terá papel fundamental nesta formação de grupo.

Continua após a publicidade

Policarpo

Parte das figuras importantes das siglas devem permanecer no Mais Brasil. É o caso do deputado estadual eleito Veter Martins (Patriota), do vereador por Goiânia Cabo Senna (Patriota), assim como da também parlamentar da capital Gabriela Rodart (PTB). 

Diferente deles, o presidente da Câmara Municipal goianiense, Romário Policarpo, segue sem definição. O vereador não definiu se ficará ou deixará o novo partido Mais Brasil. Segundo bastidores, ele conversa com partidos de centro e também de esquerda. 

Jorcelino diz que não conversou com Romário, mas deixa claro que tem bom diálogo com o parlamentar e que gostaria que ele permanecesse. “Ele é muito assediado por ser presidente da Câmara”, revela sobre o interesse de outras siglas. 

“Mas nos damos bem. Sei que ele gosta do partido”, se refere ao Patriota. “Então, acredito que deva permanecer.” O Jornal Hoje tem tentado contato com Policarpo, mas sem sucesso. 

Mendanha

O veículo de comunicação também conversou com Gustavo Mendanha. O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia preferiu não comentar o assunto neste momento. De acordo com ele, irá aguardar “a concretização da fusão para iniciar as conversas sobre esse assunto”.

Fusão

A fusão com PTB, no fim do mês de outubro, foi confirmada, à época, pelo próprio presidente estadual petebista, Eduardo Macedo. Vale citar, como o Patriota elegeu mais nomes na Câmara Federal – foram 4 a 1 –, uma das exigências é que os ex-deputados federais Roberto Jefferson, Cristiane Brasil e Eduardo Cunha não façam parte da nova sigla. 

Na esfera nacional, o presidente do Patriota, Ovasco Resende, deverá se manter como o líder do novo partido. Jorcelino ficará com a secretaria-geral, como já tinha revelado. “Foi uma decisão de 50% a 50% [para os dois partidos, o PTB e o Patriota]. Nesses primeiros dois anos seria essa a formação.”

Veja Também