Quinta-feira, 28 de março de 2024

Torres diz que minuta encontrada pela PF foi vazada “fora de contexto”

Segundo ele, a minuta estaria em uma pilha de documentos que seriam descartadas

Postado em: 13-01-2023 às 09h25
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Torres diz que minuta encontrada pela PF foi vazada “fora de contexto”
Segundo ele, a minuta estaria em uma pilha de documentos que seriam descartadas | Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro Anderson Torres declarou que um documento apreendido nesta quarta-feira (11/1) pela Policia Federal (PF) em sua casa foi “vazado fora do contexto”.

De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a PF aprendeu na casa de Torres uma minuta de um decreto de estado de defesa para ser cumprido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a publicação, o documento teria objetivo de “mudar o resultado das eleições de 2022”.

Pelas redes sociais, Anderson Torres explicou que ministros recebem documentos, sugestões e propostas “dos mais diversos tipos”. Segundo ele, a minuta estaria em uma pilha de documentos que seriam descartadas.

Continua após a publicidade

“O citado documento foi apanhado quando eu não estava lá e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim. Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como ministro”, declarou.

Leia também: Minuta achada pela PF em casa piora situação de Anderson Torres

Torres foi alvo de um mandado de busca e apreensão e de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que a PF apontou omissão e conivência das autoridades de segurança do Governo do Distrito Federal (DF) no controle de atos antidemocráticos em Brasília, no domingo (8).

Ao deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, ele se tornou Secretário de Segurança Pública do DF, mas foi exonerado após os protestos, que terminaram com a invasão e depredação do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto.

Anderson Torres está nos Estados Unidos em férias. Segundo seu advogado, ele voltará ao Brasil “logo que possível”.

Veja Também