Ibaneis Rocha é alvo de busca e apreensão

O ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira também é alvo de mandados

Postado em: 20-01-2023 às 14h25
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Ibaneis Rocha é alvo de busca e apreensão
O ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira também é alvo de mandados. | Foto: José Cruz/ ABR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) cumpre cinco mandados de busca e apreensão na residência do governador afastado do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira.

Ambos são investigados no inquério do Ministério Público Federal que apura a conduta de autoridades durante os atos terrorista ocorridos em Brasília no último dia 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas invadiram e deprederam as sedes dos Três Poderes, na capital federal.

O pedido de expedição dos mandados contra o governador afastado e o ex-secretário partiu do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR. O mandado foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A Polícia Federal (PF) também participa da operação.

Continua após a publicidade

O objetivo das buscas é recolher evidências que auxiliem no esclarecimento de possíveis omissões durante os atos terroristas. Ibaneis foi afastado por 90 dias devido decisão de Moraes, que foi mantida posteriormente pelo plenário do Supremo.

Veja Também