Delegado Waldir pode disputar prefeitura de Goiânia ou Aparecida

Deputado federal não descarta possibilidade apesar de considerar o debate prematuro

Postado em: 23-01-2023 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Delegado Waldir pode disputar prefeitura de Goiânia ou Aparecida
Deputado federal não descarta possibilidade apesar de considerar o debate prematuro. | Foto: Reprodução

O deputado federal delegado Waldir (União Brasil) não descarta disputar a prefeitura de Goiânia ou de Aparecida de Goiânia em 2024. Apesar de considerar cedo o debate, as possibilidades já estão na mesa. “É muito prematuro, pois ainda tenho mandato como deputado federal até 31 de janeiro. Depois disso, temos dois anos para articulação”, afirma.

Waldir lembra que teve 120 mil votos em Goiânia no último pleito, quando disputou o Senado, e 36 mil em Aparecida, o que favorece a construção do nome dele na disputa. “Sempre sou muito bem votado nos dois municípios. E meu nome tem sido falado. Tanto em Goiânia quanto em Aparecida”, admite. 

O deputado federal terminou em terceiro na disputa ao Senado em 2022. Foram 539.219 (17,04%) votos, ficando atrás do senador eleito Wilder Morais (PL), que teve 799.022 (25,25%) eleitores; e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 626,6 mil (19,8%). “Saímos fortes dessa eleição, com mais de meio milhão de votos.”

Continua após a publicidade

Ainda assim, ele considera o cenário prematuro, como já mencionado. “Acabamos de sair de uma eleição.” Dito isto, ele afirma que é preciso trabalhar para construir o caminho para uma disputa de Executivo. “Não basta as pessoas estarem falando nosso nome. É necessário pé no chão, mas também formar um grupo político. Não se ganha eleição sozinho. É preciso ter partido aliado e a vontade popular. Sem isso não tem como”, argumenta.

Desta forma, o congressista ressalta que manterá diálogo com o governador Ronaldo Caiado, que é presidente estadual do União Brasil, sobre o tema. “Em 2020, ele me convidou para ser candidato em Aparecida. Mas vamos aguardar. Tudo é questão de tempo. O objetivo é terminar o mandato e, lá na frente, juntado todos os ingredientes, quem sabe disputar. Coragem temos para qualquer desafio.”

Goiânia

Em Goiânia, os bastidores sugerem o desejo do deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil) em disputar o cargo com a bênção de Ronaldo Caiado. Peixoto está perto de se tornar presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e foi o parlamentar mais bem votado daquela Casa, com mais de 73 mil eleitores.

Caso Waldir supere Peixoto em disputa interna, ele poderá ter como adversários o senador Vanderlan Cardoso (PSD); a filha de Iris Rezende, Ana Paula (MDB); a deputada federal eleita, Adriana Accorsi (PT); e, claro, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que busca apaziguar os ânimos com a Câmara de Goiânia e melhorar a imagem na disputa. 

Vale lembrar, Waldir já esteve na disputa do paço em 2016. Ele terminou em terceiro, com 71,7 mil (10,48%) votos. Ficaram na frente dele, no primeiro turno, o ex-prefeito Iris Rezende, que teve 277 mil eleitores (40,47%); e Vanderlan Cardoso, 217 mil (31,84%). Accorsi também participou do páreo e terminou em quinto lugar, com 46,1 (6,73%) confirmações na urna. Em quarto, o deputado federal Francisco Jr., com 63,7 (9,31%).

Aparecida de Goiânia

Caso opte por concorrer à prefeitura de Aparecida, Waldir deverá enfrentar o atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota) e o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB). Nomes como o dos deputados federais reeleitos professor Alcides (PL) e Glaustin da Fokus (PSC) são possibilidades. Atual presidente do Republicanos, o deputado federal João Campos também aparece.

Veja Também