Moraes determina abertura de três inquéritos ligados a atos terroristas de Brasília

A decisão acata um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR)

Postado em: 23-01-2023 às 13h12
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Moraes determina abertura de três inquéritos ligados a atos terroristas de Brasília
A decisão acata um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). | Foto:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a abertura de mais três inquéritos para investigar a conduta de envolvidos nos atos terroristas de Brasília no último dia 8 de janeiro. A decisão acata um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No pedido, a PGR pede a apuração de executores, financiadores e autores intelectuais dos atos. Os inquéritos correm sob sigilo.

A PGR aponta os crimes de associação criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, terrorismo e deterioração de patrimônio tombado.

Continua após a publicidade

Com o trabalho de apuração, novas denúncias contra envolvidos nos atos devem ser apresentadas já nos próximos dias. O Ministério Público Federal (MPF) já solicitou a abertura de sete inquéritos para identificar e responsabilizar envolvidos nos atos terroristas.

Moraes manteve a prisão de 942 pessoas, convertendo flagrante em preventiva, e liberou 464 pessoas mediante aplicação de cautelares, como uso de tornozeleira.

Veja Também