Em reunião com Eduardo Leite, Caiado discute perda no ICMS

Tema será uma das principais pautas do encontro desta sexta-feira (27/01) com presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília

Postado em: 26-01-2023 às 17h14
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Em reunião com Eduardo Leite, Caiado discute perda no ICMS
Tema será uma das principais pautas do encontro desta sexta-feira (27/01) com presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. | Foto: Secom

O governador Ronaldo Caiado (UB) adiantou, nesta quinta-feira (26/1), que a perda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sofrida pelos estados desde o ano passado, deve nortear o primeiro encontro entre governadores e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcado para esta sexta-feira (27).

“A pauta não é regional, ela é nacional, já que todos perderam uma fatia muito grande na sua capacidade de arrecadação”, declarou o governador.

O tema foi tratado no encontro nesta quinta-feira (26/01) entre Caiado e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante audiência no Palácio das Esmeraldas. O chefe do Executivo goiano frisou que o ICMS será a pauta de convergência de todos os 27 governadores.

Continua após a publicidade

“Para se ter uma ideia, só Goiás perde 39% da sua capacidade de arrecadação. Um buraco de R$ 5,5 bilhões/ano que é retirado dos cofres do Estado”, afirmou.

Caiado disse que a expectativa é discutir uma “política compensatória” por parte do governo federal. Isso porque, mesmo diante das perdas na arrecadação, os estados continuam investindo em áreas essenciais como educação, saúde, segurança e programas sociais. “Esse é o tema principal do debate”, concluiu.

Alíquota do ICMS

Anunciada pelo governo federal em junho do ano passado, por meio da Lei Complementar 194/2022, a alteração de alíquota do ICMS incide sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações. Tal redução impactou diretamente os estados, pois trata-se da principal fonte de arrecadação estadual e não houve, à época, nenhuma previsão de compensação.

Mais cedo, Eduardo Leite recebeu o título de Cidadania Goiana, concedido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Logo mais, às 17h, ele e Caiado participam do encontro do Fórum Nacional de Governadores em Brasília.

Veja Também