Aparecida: Vilmarzinho quer apoio do MDB para disputar 2024

A informação é de uma fonte próxima ao gestor da segunda maior cidade de Goiás

Postado em: 27-01-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida: Vilmarzinho quer apoio do MDB para disputar 2024
A informação é de uma fonte próxima ao gestor da segunda maior cidade de Goiás. | Foto: Reprodução

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, o Vilmarzinho (Patriota), quer o apoio do MDB para disputar a reeleição em 2024. A informação é de uma fonte próxima ao gestor da segunda maior cidade de Goiás. 

Segundo apurado, Vilmarzinho não deve deixar o Patriota, que a partir do mês que vem deve ser efetivado como Mais Brasil, fusão com o PTB. O prefeito aparecidense tem boa relação com Jorcelino Braga, comandante do Patriota. 

Dito isto, ele espera aglutinar o maior número de siglas possível para disputar as eleições municipais. E o MDB é uma delas. Vale citar, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, vereador André Fortaleza, é filiado ao MDB e é pré-candidato à prefeitura. 

Continua após a publicidade

Contudo, esta fonte diz que a decisão caberá única e exclusivamente ao presidente estadual do MDB e vice-governador, Daniel Vilela. “Vilmar e Daniel têm mantido contato frequente”, garante o interlocutor. 

Esta fonte lembra, inclusive, que na prática o MDB está na base. O partido conta com vereadores, como Valéria Pettersen, Gilsão Meu Povo e outros, além de membros do primeiro escalão da gestão, como o secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo; e o assessor especial do prefeito, Tarcísio dos Santos, e mais. 

“O foco dele é a gestão. Mas a costura política é ter ampla base de apoio para uma eventual reeleição, que passa pelo MDB”, enfatiza. “E hoje o que existe é uma aproximação administrativa com o governo do Estado via Daniel. Então, hoje tem uma aproximação administrativa que pode evoluir para uma repactuação política.”

Conversas

Vilmar e Daniel mantém contato, garante esse aliado. Isso ocorre desde o fim do primeiro turno, quando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi reeleito. “Governo não faz oposição a governo.”

Desde então, eles seguem as conversações. Além disso, Vilmar também espera manter o apoio do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota). E mais do que isso, promover uma aproximação entre eles, que romperam durante a pré-campanha de 2022 – Mendanha defendia candidatura própria e Daniel fechou com Caiado. 

De fato, na terça-feira (24), ocorreu uma nova homenagem ao ex-prefeito Maguito Vilela, que contou com a presença de Caiado, Daniel e Mendanha. Os dois últimos, que não se cumprimentaram nos últimos encontros, dessa vez apertaram as mãos. Um começo, avalia a fonte. Foi o primeiro encontro do trio no pós-eleição.

Base

Uma base ampla é importante em uma reeleição e Vilmar sabe disso. Em 2020, Gustavo foi reeleito de forma histórica com mais de 95% dos votos. 

Histórica, também, foram as alianças feitas pelo então emedebista. Além do partido dele, compunham a coligação: PL, PMN, PSD, Podemos, PSL (hoje União Brasil, em fusão com o DEM), PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, DC, PT, Solidariedade, PCdoB, PDT e Cidadania.

Dificilmente Vilmar conseguirá chegar a tanto. Até porquê, algumas destas siglas devem ter candidatos. O Republicanos, por exemplo, poderá ter João Campos. O PL, o professor Alcides; enquanto o União Brasil, delegado Waldir.

Veja Também