DF e outros cinco Estados são alvos de nova fase da Lesa Pátria

As investigações continuam em curso

Postado em: 27-01-2023 às 08h48
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: DF e outros cinco Estados são alvos de nova fase da Lesa Pátria
As investigações continuam em curso (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta sexta-feira (27), a 3ª fase da operação Lesa Pátria no Distrito Federal e mais cinco Estados. A ação ocorre contra os suspeitos de atos de vandalismo aos três Poderes em Brasília ocorridos no último dia 8 de janeiro.

A 1º fase da Lesa Pátria ocorreu em 20 de janeiro, ocasião em cinco pessoas suspeitas de financiarem ou participarem dos atos foram presas. Já para esta sexta, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão.

Em relação aos mandados de busca e apreensão, foram: um em Santa Catarina, quatro no DF, nove no Rio de Janeiro, um no Paraná, oito no Espírito Santo e quatro em Minas Gerais. Sobre as prisões: uma em Santa Catarina, duas no DF, uma no Rio de Janeiro, uma no Paraná, quatro no Espírito Santo e duas em Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Vale citar, os atos de vandalismo os três Poderes culminaram na demissão do secretário de Segurança Pública e ex-ministro de Bolsonaro (PL), Anderson Torres. Ele foi preso dias depois. Além disso, houve o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB). O DF também foi alvo de uma intervenção federal. No dia seguinte a depredação do patrimônio público, mais de 1,5 mil foram presos.

Segundo a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”. As investigações continuam.

Veja Também