Moraes tem preferido para ocupar vaga de Lewandowski no STF

Presidente do TSE tem preferência pelo ministro do STJ, Luis Felipe Salomão; ele deverá conversar com Lula sobre a indicação

Postado em: 30-01-2023 às 09h17
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Moraes tem preferido para ocupar vaga de Lewandowski no STF
Presidente do TSE tem preferência pelo ministro do STJ, Luis Felipe Salomão; ele deverá conversar com Lula sobre a indicação (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowksi, se aposenta em maio e terá um substituto indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de não fazer parte do processo (diretamente), o também ministro Alexandre de Moraes tem um favorito: Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao O Globo, colegas de Moraes dizem que ele considera Salomão “preparado” para ocupar a vaga. A aproximação entre os dois ocorreu quando atuaram juntos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – hoje, Moraes preside a corte. Eles, inclusive, são responsáveis por teses que podem tornar o ex-presidente Bolsonaro (PL) inelegível.

Entre estas, está o julgamento que cassou o ex-deputado estadual Fernando Francischini por propagar fake news contra as urnas. Em outro, houve a conclusão da existência de um esquema ilícito de divulgação de notícias falsas para beneficiar Bolsonaro ainda na eleição de 2018.

Continua após a publicidade

Mas de volta a Salomão, ele, hoje, ocupa o cargo de corregedor nacional de Justiça (biênio 2022-2024). Ele é avaliado com bom trânsito entre políticos e com boa articulação no Judiciário.

Lula ouvirá Moraes. Mas não só ele. Outros ministros, como o próprio Ricardo Lewandowski, também conversarão com o presidente Lula e possuem outras preferências.

Veja Também