Objetivo do PT é crescer em comissões da Câmara, independente do Estado

Declaração é do deputado federal reeleito pelo PT, Rubens Otoni

Postado em: 31-01-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Objetivo do PT é crescer em comissões da Câmara, independente do Estado
Declaração é do deputado federal reeleito pelo PT, Rubens Otoni. | Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal reeleito pelo PT, Rubens Otoni, afirma que o partido busca mais representação na Câmara Federal, seja em comissões ou mesmo na mesa diretora. Questionado se ele ou Adriana Accorsi (PT), eleita para uma cadeira no pleito passado, podem ocupar estas funções, ele diz que esta não é a preocupação da legenda.

“A nossa preocupação é crescer a representação do PT nas comissões e na mesa diretora, independente de Estado. Esta é a primeira tarefa”, reforça ao Jornal Hoje.

Vale citar, o atual presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL) – que possivelmente será reeleito -, está em articulações com o PT para garantir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado daquela Casa do Congresso. Quem comanda a CCJ pode retardar ou até travar a tramitação de determinados projetos. O PL, maior bancada (com 99 deputados) e oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quer o comando. 

Continua após a publicidade

De acordo com Otoni, o PT (que tem 68 eleitos) trabalha pela comissão. “A CCJ é um objetivo nosso. Mas ainda depende das articulações finais”, resume sem indicar outros colegiados de interesse da legenda ou quem poderia ocupar o cargo.

Apesar disso, ele revela qual posição o partido deseja na mesa diretora, que deverá ser liderada, mais uma vez, por Lira. “Outra reivindicação de peso [do PT] é uma secretaria na mesa”, diz e adianta a indicação: “O nosso nome é o da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).”

Aproximação

Rubens Otoni revela, também, ao Hoje que trabalha pela aproximação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) com o governo Lula. O gestor estadual é histórico opositor do presidente e do PT. Contudo, desde que o petista foi eleito ele tem mantido o tom republicano. “Estou intermediando esse diálogo, levando em conta os interesses do Estado de Goiás”, garante o deputado federal. 

Vale lembrar, Lula se reuniu com os 27 governadores na última sexta-feira (27). Na ocasião, criticou questionamentos ao resultado das eleições, ressaltou que a eleição passou e afirmou que o momento é “de todos trabalharem juntos”. Disse, ainda, que a democracia “está fortalecida”. 

O presidente, por sua vez, agradeceu Caiado diretamente. Ele afirmou que o gestor foi o “primeiro governador a mobilizar as forças de segurança” nos atos golpistas de 8 de janeiro. Inclusive, ordenando o bloqueio de ônibus que transportavam bolsonaristas radicais nas divisas entre Goiás e o Distrito Federal. 

Além disso, Caiado ofereceu a estrutura de saúde goiana para o povo Yanomami. Também falou em “romper o ciclo da pobreza” e declarou que, ao fim do mandato dele e de Lula, pretende comemorar com o petista o número pessoas que se emanciparam de programas sociais. 

Para o deputado Rubens Otoni, há um amadurecimento na relação e as gestões deverão atuar de forma tranquila. “Existe maturidade do lado do governo federal e imagino que também do governo estadual”, conclui.

Goiânia

Se o governo estadual busca aproximação com o governo federal, o mesmo pode ser dito da prefeitura de Goiânia. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) quer uma boa relação administrativa com quem tem acesso à gestão do País, conforme revelam fontes do paço.

Na última sexta-feira, ele inaugurou uma praça que homenageia ex-prefeito Darci Accorsi, no Park Lozandes. O ex-gestor faleceu em 2014 e é pai da deputada federal eleita Adriana Accorsi (PT), que marcou presença na inauguração. 

“Darci Accorsi lançou as bases da Goiânia que conhecemos. Uma cidade verde, com forte preocupação social. Essa praça é uma homenagem para um homem que dedicou a vida a trabalhar pela nossa capital”, disse Rogério Cruz e completou: “O carinho pelo nome de Darci Accorsi começa na população e termina em nós, homens públicos. Um nome que deixou sua marca na cidade de Goiânia e no Estado de Goiás.”

Adriana, por sua vez, afirmou que “a homenagem reflete a trajetória do seu pai, que amava as praças e parques de Goiânia”. A parlamentar é próxima do próprio presidente Lula e pode auxiliar Rogério nesse propósito.

Veja Também