Goiânia já tem quatro mulheres cotadas para a prefeitura em 2024

A tendência da disputa pelo paço municipal de Goiânia em 2024 é de força feminina

Postado em: 01-02-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia já tem quatro mulheres cotadas para a prefeitura em 2024
A tendência da disputa pelo paço municipal de Goiânia em 2024 é de força feminina. | Foto: Colagem/ O Hoje

A tendência da disputa pelo paço municipal de Goiânia em 2024 é de força feminina. A capital já tem, pelo menos, quatro cotadas para concorrer à prefeitura. São elas: a filha do ex-prefeito Iris Rezende, Ana Paula Rezende (MDB); as vereadoras Aava Santiago (PSDB) e Sabrina Garcez (Republicanos); e a deputada federal – que toma posse nesta quarta-feira (1º/2) – Adriana Accorsi (PT). 

No caso de Sabrina, conforme fontes ouvidas pelo Jornal O Hoje, a parlamentar atua discretamente para fortalecer o nome para o páreo. Ela, claro, teria que trocar de legenda, uma vez que o prefeito Rogério Cruz é filiado ao Republicanos e também trabalha para disputar a reeleição. 

Contudo, conforme apurado, a questão de mudança partidária dependerá de como Cruz chegará ao fim do ano. O prefeito busca melhorar a imagem junto à população e, nesta semana, nomeou o ex-deputado federal Jovair Arantes (Republicanos) para o comando da secretaria de Governo do município, a fim de otimizar o relacionamento com a Câmara Municipal. 

Continua após a publicidade

Também vereadora, Aava Santiago é presidente Metropolitana do PSDB e tem proximidade com o ex-governador Marconi Perillo, presidente estadual da sigla. Jovem, ela pode ser o nome da renovação do partido em Goiânia. Além disso, a parlamentar está em alta. Declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda durante o segundo turno e participou da equipe de transição.

Apesar de negar que tem intenções na disputa, Accorsi é cotadíssima. Com a vitória de Lula, o PT deve vir forte em 2024. E o nome mais provável, claro, é o da deputada federal. Ela já disputou o paço duas vezes, tendo terminado em terceiro lugar em 2020. 

Como mencionado, ela já disse em mais de uma ocasião que cumprirá os quatro anos de mandato na Câmara Federal em respeito aos seus mais de 96,7 mil eleitores. Mas nada impede que a sigla tente convencê-la do contrário – inclusive, pode haver um pedido do próprio Lula, que é próximo da goiana e foi quem solicitou que ela concorresse como deputada federal. 

Discreta, a filha de Iris Rezende também pode entrar na corrida eleitoral de 2024. Nos bastidores, Ana Paula Rezende já é debatida como sucessora do pai. Ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ex-secretário de Goiânia e amigo de Iris por cerca de 40 anos, Paulo Ortegal (MDB) diz que o partido quer o nome dela no próximo pleito municipal. 

“Até o próprio Daniel [Vilela] já se manifestou que ela disputasse, que seria a candidata ideal”, se refere ao presidente estadual do MDB e vice-governador. “Não teríamos candidata melhor que ela. Se vier, não terá outro nome melhor”, reforça o ex-secretário de Iris. O entusiasmo também é repetido pelo presidente Metropolitano do MDB, o vereador Henrique Alves. “Participou ativamente da última gestão do pai.” 

Vácuo

A eleição de 2024 será marcada por um vácuo de poder em Goiânia. Sem Iriz e Maguito Vilela, a capital perde suas principais lideranças. O cenário é visto como uma oportunidade de uma nova força ascender. 

Além destas quatro mulheres, diversos candidatos buscar preencher esse vazio – afinal, não existe vácuo de poder. O prefeito Rogério Cruz é um deles. Outro nome com potencial é o do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que já disputou o segundo turno duas vezes na capital – contra Iris e contra Maguito. Praticamente certo como presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil) deve buscar o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para concorrer ao cargo.

Veja Também