Deputados e senadores eleitos em outubro tomam posse e elegem novas Mesas Diretoras

Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomarão posse na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente

Postado em: 01-02-2023 às 08h07
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputados e senadores eleitos em outubro tomam posse e elegem novas Mesas Diretoras
Os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomarão posse na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente | Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Nesta quarta-feira (1º/2), os 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em outubro do ano passado tomarão posse na Câmara dos Deputados e no Senado, respectivamente. Na Câmara, a sessão está marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. Já no Senado, a cerimônia começa às 15h, no Plenário da Casa.

Câmara

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos.

Continua após a publicidade

O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com o maior número de legislaturas.  A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no Plenário. Confira o cronograma:

  • 10 horas – posse
  • 13 horas – fim do prazo para a formação de blocos parlamentares
  • 14 horas – reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa
  • 15h30 – fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica
  • 16h30 – início da sessão destinada à eleição da Mesa

Leia também: Bruno Peixoto irá coordenar eleição da Mesa Diretora da Alego

Senado

O Senado é composto de 81 parlamentares. Cada estado e o Distrito Federal têm três representantes na Casa. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços).

Neste ano, a renovação é de um terço das cadeiras. Dos 27 senadores que tomam posse, cinco já exercem mandato na Casa e foram reeleitos em outubro: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT).

Outros quatro eleitos foram nomeados ministros de Estado em 1º de janeiro e devem se afastar temporariamente das funções no Poder Executivo para assumir formalmente os mandatos no Legislativo. São eles: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

Com informações da Agência Câmara e Agência Senado

Veja Também