Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Congresso

O parlamentar recebeu 49 votos na sessão

Postado em: 01-02-2023 às 18h25
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Congresso
O parlamentar recebeu 49 votos na sessão. | Foto: Senado

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Congresso Nacional. O parlamentar recebeu 49 votos na sessão. A votação aconteceu após solenidade de posse dos senadores eleitos no pleito de outubro de 2022. O senador Rogério Marinho (PL-RN) recebeu 32 votos.

O pleito ocorreu por ordem de criação dos estados. Os parlamentares se dirigiram à Mesa para receber a cédula de votação rubricada previamente pelo presidente da reunião preparatória e por outro senador designado por ele.

Em seu discurso antes do início da votação, Pacheco defendeu que o Senado estabeleça sua “independência devida” em relação ao Executivo e que encontre soluções legislativas para conflitos de competência com o Judiciário. Ele também defendeu um Senado sem “revanchismos”, mas capaz de se impor.

Continua após a publicidade

“Um Senado que se subjuga é um Senado covarde. Não permitiremos. Nós devemos cumprir nosso papel de solucionar problemas através da nossa capacidade e dever de legislar”, disse.

Pacheco destacou a produção legislativa da Casa durante a sua gestão, afirmou que defenderá as prerrogativas dos senadores e apontou como prioridades a reforma tributária, o enxugamento da máquina pública e novas regras fiscais.

Veja Também