Kátia Maria e Denício Trindade tomam posse como vereadores por Goiânia

Eles assumem no lugar de Mauro Rubem e Clécio Alves, eleitos para Assembleia Legislativa de Goiás

Postado em: 02-02-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Kátia Maria e Denício Trindade tomam posse como vereadores por Goiânia
Eles assumem no lugar de Mauro Rubem e Clécio Alves, eleitos para Assembleia Legislativa de Goiás. | Foto: Colagem/ O Hoje

A presidente do PT Goiás, Kátia Maria, e o ex-vereador Denício Trindade (MDB) tomaram posse na manhã da última quarta-feira (1º) como novos parlamentares da Câmara de Goiânia. Eles substituem, respectivamente, Mauro Rubem (PT) e Clécio Alves (Republicanos), que foram eleitos para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Na eleição de 2 de outubro de 2022, Clécio garantiu 28,3 mil votos. Além dele, o Republicanos também elegeu Quirino com 31,5 mil votos. Do PT, Mauro Rubem garantiu a cadeira com 21,2 mil votos. O partido teve, ainda, o já deputado estadual Antônio Gomide (46,5 mil) e Bia de Lima (24,3 mil).

Kátia Maria também disputou a vaga da Assembleia Legislativa de Goiás, mas não se elegeu. Ela teve 19,9 mil votos e ficou atrás de outro petista que também ficou de fora: Fabrício Rosa (20,4 mil). Denício, que atuava como secretário-executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da capital, não estava na corrida eleitoral.

Continua após a publicidade

Trâmites

Mauro Rubem e Clécio Alves, por meio de ofícios, renunciaram aos mandatos para assumir o cargo de deputado estadual. Em seguida houve a apresentação de matérias e, então, a mesa diretora, na figura do vereador e presidente Romário Policarpo (Patriota) e do vereador e secretário Anselmo Pereira (MDB), deu início a posse de Kátia e Denício.

Kátia foi a primeira a ser empossada. Após fazer o juramento padrão, a agora vereadora disse ser um dia simbólico e especial. “Assumindo mandato representando o Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras.”

Afirmou, ainda, que pretende somar com os trabalhos da Casa e que estará à disposição da mesa para contribuir, além de dar sequência ao trabalho de Mauro, que seguirá na Assembleia. Também declarou seu compromisso será com a população e emendou: “Vou fiscalizar para que as políticas públicas possam chegar na ponta. Serei uma vereadora dos bairros, para viver com a população toda a complexidade que o povo vive hoje.”

Defendeu, ainda, a bandeira da educação, do meio ambiente e a parceria com o governo federal. “Será Lula lá e Kátia cá”, se referiu a fazer valer o cumprimento de programas sociais.

Denício, por sua vez, disse que sua responsabilidade é muito grande ao lembrar a declaração de Romário Policarpo, que declarou ter votado nele na primeira vez que foi às urnas. Ele declarou, ainda, que se comprometerá a auxiliar o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e ajudará na conclusão de obras.

“Não pouparei esforços nesses próximos dois anos de mandato. Trabalharei diuturnamente nas demandas a mim confiadas, lançando mão de projetos de leis e ofícios para o desenvolvimento da nossa capital.” Disse, ainda, que o gabinete estará sempre aberto à população.

Clécio e Mauro Rubem

O ex-vice-presidente Clécio Alves também fez uso da palavra. Ele citou que não estava prevista sua presença no local, mas que fez questão de participar. De acordo com o deputado, Kátia e Denício somarão muito à Câmara. O ex-vereador afirmou, ainda, que será um deputado estadual de Goiânia e carregará “água no jacá” para ajudar o prefeito da capital, Rogério Cruz.

Mauro Rubem também discursou. Em sua fala, ele agradeceu sua passagem pela Câmara e disse que pretende manter a integração com a Casa para defender Goiânia, a região metropolitana e Goiás. “Kátia manterá nosso projeto para Goiânia não tenha ninguém passando fome, que não falte assistência à saúde, que tenha escola para todos e que não seja alagada”, se referiu às chuvas recentes e da necessidade de verificar o plano diretor.

Veja Também