O recuo de Ronaldo Caiado sobre extinção da Goiás Turismo

Mudanças envolvem projeto da minirreforma administrativa, enviado à Alego nesta quinta-feira

Postado em: 03-02-2023 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O recuo de Ronaldo Caiado sobre extinção da Goiás Turismo
Mudanças envolvem projeto da minirreforma administrativa, enviado à Alego nesta quinta-feira. | Foto: Divulgação

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, se reuniu com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para lhe propor a manutenção do status independente do órgão que preside. Inicialmente, o chefe do executivo extinguiria o órgão, colocando o segmento sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura. 

Embora as duas áreas se relacionam, ambas têm atribuições diferentes. Enquanto a cultura está mais relacionada ao entretenimento em geral, o turismo é casado com a área econômica. 

Assim que a informação foi publicada pela imprensa, um abaixo-assinado foi elaborado às pressas para tentar demolir o governador da ideia. No encontro com Caiado, no entanto, o assunto da mobilização não foi tratado. 

Continua após a publicidade

Fabrício Amaral aproveitou o tempo para argumentar que a Goiás Turismo, caso fosse para a pasta de Cultura, teria diversos projetos interrompidos. E, ainda, que o estado de Goiás perderia protagonismo nacional, já que Amaral preside o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo. 

Por ligação com a reportagem do jornal O Hoje, Amaral comemorou a decisão do governador de manter o órgão do jeito que está. “ O governador ouve, pondera, analisa. No início houve abaixo-assinado. O segmento se manifestou. Eu não assinei e nem concordei com o abaixo-assinado. Depois agradeceram por ter dado certo. Isso fortalece o segmento”, pondera o presidente do órgão. 

Sobre o trabalho junto à Goiás Turismo, o presidente lembra que há inúmeras atividades previstas para os próximos meses. “A gente está focado na promoção do setor de turismo em Goiás. Vamos participar de 15 feiras nacionais e internacionais e apoio aos municípios”. 

Reação 

A primeira autoridade a aparecer publicamente para questionar a extinção da Goiás Turismo foi o deputado estadual Coronel Adailton (PRTB). Por meio de nota, ele havia lamentado a proposta. “Enquanto presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, acompanho de perto a grande repercussão, principalmente pelas entidades e pessoas que atuam, defendem e apoiam as atividades de turismo em nosso Estado de Goiás”. 

Ainda por meio da nota, o deputado ressaltou a importância do segmento “para o desenvolvimento do nosso Estado e da nossa gente, precisa ser tratado com a relevância que merece”.

Sobre a tramitação da reforma administrativa, a expectativa é que o governador não tenha dificuldades para aprovação que promoverá no governo junto aos deputados estaduais.

Caiado pretende promover a criação de pelo menos duas secretarias e dar novos nomes a outras três. O projeto da minirreforma foi enviado pelo governador no nesta quinta-feira e já está na mesa do presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil). Com a aprovação pelos deputados, que vão promover sessões extras para discutir o projeto, o governo terá 22 nomes do alto escalão.

Embora Ronaldo Caiado tenha ventilado a criação da Secretaria de Planejamento, houve recuo na proposta, que tiraria funções da Secretaria da Economia, sob a responsabilidade da secretária Cristiane Schmidt.

Outra pasta que deve manter o nome e atribuições será a Secretaria da Retomada. Atualmente comanda pelo secretário César Moura, a pasta foi criada pelo governo em resposta aos efeitos sociais da pandemia do novo coronavírus.

Uma das novidades mais pleiteadas por alguns deputados, a Secretaria do Entorno vai cuidar de demandas da região, integrando ações do governo de Goiás com o governo do Distrito Federal e União. Mudanças também chegam à Goiás Turismo, que poder ficar inexistente para ser transformada em uma subsecretaria anexada à pasta de Cultura.

Em conversa com a reportagem do jornal O Hoje, o deputado Charles Bento afirma que ainda não se comenta amplamente sobre o projeto de lei. “Estamos em recesso e ainda não sabemos detalhes do projeto. Não tenho nada a comentar por enquanto. Se for uma coisa sensata, o governador não vai ter dificuldade”, sinaliza ele, que ainda comentou que a prioridade do parlamento é a mesa diretora. Ele ainda lembrou que pode ser o nome à vice-presidência, enquanto é dada quase certa a eleição de Bruno Peixoto para a cadeira de presidente da Casa.

O deputado Amilton Filho conta que o governador deverá se reunir com os deputados antes da votação para que sejam discutidos alguns pontos. “De qualquer forma, o governo não deve ter nenhuma dificuldade porque algumas coisas, como a questão da Seinfra e da secretaria do Entorno foram consenso entre o governador e os deputados”, relata ele à reportagem.

Veja Também