Glaustin da Fokus no páreo pela prefeitura de Aparecida

Congressista possui empresa na cidade, serviços prestados e já era citado entre os prováveis postulantes ao Paço municipal

Postado em: 03-02-2023 às 08h00
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Glaustin da Fokus no páreo pela prefeitura de Aparecida
Congressista possui empresa na cidade, serviços prestados e já era citado entre os prováveis postulantes ao Paço municipal. | Foto: Câmara de Valparaíso

O nome do deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) já está na mesa para a disputa da prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024, revelam interlocutores. O congressista possui empresa na cidade, serviços prestados e já era citado entre os prováveis postulantes ao paço municipal. 

Vale citar, Glaustin permanece no Podemos após fusão com o PSC. A nova legenda manteve o nome do primeiro e o número do segundo, o 20. Em Goiás, a sigla é presidida por Eurípedes do Carmo. No Brasil, Renata Abreu. Pelo Instagram, inclusive, ele reforçou o compromisso um dia antes da posse. 

“Sou feliz por integrar um partido estruturado, propositivo e transparente. Às vésperas da posse na Câmara dos Deputados para o meu segundo mandato, nossa nova bancada de 16 deputados federais do Podemos se encontrou para fazer jus ao lema de que #JuntosPodemos melhorar a vida da população. Não tem erro: continuaremos a ser nos próximos quatro anos uma sigla forte e independente, que vota sempre a favor do Brasil”, escreveu.

Continua após a publicidade

Glaustin já possui domicílio eleitoral em Aparecida. Além disso, possui trajetória de 30 anos de investimentos na cidade. 

“Independente de projeto municipal, ele mantém o diálogo constante com lideranças do município, até por ser uma forte base eleitoral dele. Está sempre em contato com os grupos políticos e também já conversou com o governador”, revela uma fonte. “Ele representa um grupo e está à disposição para o que for decidido, em conjunto, para esse projeto.”

Ainda conforme apurado, o Podemos tem o objetivo de participar diretamente das chapas de Aparecida, Goiânia e Anápolis. Os nomes ainda serão definidos. 

“Então há esforço nesses três sentidos. O Glaustin tem articulado para que o partido esteja na mesa da tomada de decisões nessas três cidades. Isso não quer dizer que seja, necessariamente, o nome dele. Mas com certeza a legenda estará na disputa nesses municípios, prioritariamente, e em outros estratégicos. Naturalmente, o nome dele aparece mais em Aparecida pelo trabalho desenvolvido lá. E se for o consenso do grupo da base do governador, ele estará à disposição”, pontua. 

2024

O pleito de 2024 em Aparecida de Goiânia já tem alguns pré-candidatos bem definidos. O atual prefeito, Vilmar Mariano, o Vilmarzin (Patriota), buscará a reeleição. Quem também já colocou o nome à disposição é o presidente da Câmara Municipal, vereador André Fortaleza (MDB).

Vilmarzin, todavia, tenta frustrar o plano do adversário se aproximando do vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela. Caso mantenha o partido na base, o prefeito tira um adversário da corrida ou o força a mudar de sigla. 

De fato, Vilmar buscará o máximo de legendas para sua asa. Uma base ampla é importante em uma reeleição e ele sabe disso. Em 2020, Gustavo foi reeleito de forma histórica com mais de 95% dos votos. 

Histórica, também, foram as alianças feitas pelo então emedebista. Além do partido dele, compunham a coligação: PL, PMN, PSD, Podemos, PSL (hoje União Brasil, em fusão com o DEM), PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, DC, PT, Solidariedade, PCdoB, PDT e Cidadania.

Dificilmente Vilmar conseguirá chegar a tanto. Até porquê, algumas destas siglas devem ter candidatos. O Republicanos, por exemplo, poderá ter João Campos. O PL, o professor Alcides; enquanto o União Brasil, delegado Waldir.

Veja Também