Moraes manda soltar ex-comandante da PMDF

O coronel foi detido no dia 10 de janeiro por suspeita de omissão na contenção dos atos terroristas

Postado em: 03-02-2023 às 13h43
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Moraes manda soltar ex-comandante da PMDF
O coronel foi detido no dia 10 de janeiro por suspeita de omissão na contenção dos atos terroristas. | Foto: PMDF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória ao ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira. O coronel foi detido no dia 10 de janeiro por suspeita de omissão na contenção dos atos terroristas de 8 de janeiro.

Na decisão Moraes diz que, em seu relatório, o interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, afirma que o ex-comandante “não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados”.

“Além de apontar que o investigado esteve presente na operação, foi ferido no combate direto aos manifestantes e não teve as suas solicitações de reforços atendidas”, afirma Moraes, com base no relatório de Cappelli.

Continua após a publicidade

O ministro diz que a conclusão do interventor reforça as alegações de Vieira. Em depoimento a Polícia Federal (PF), o coronel disse que procurou o Governo do Distrito Federal a fim de desmobilizar o acampamento bolsonaristas em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Segundo ele, a Polícia Militar tentou, duas vezes, desmobilizar o acampamento, mas não conseguiu devido a pedidos do próprio Exército.

Veja Também