Na liderança, Wilde Cambão quer “manter o nível” de Peixoto

"É uma missão difícil e me sinto honrado em ter a oportunidade de liderar a bancada do governo nesta Casa

Postado em: 04-02-2023 às 10h00
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Na liderança, Wilde Cambão quer “manter o nível” de Peixoto
"É uma missão difícil e me sinto honrado em ter a oportunidade de liderar a bancada do governo nesta Casa. | Foto: Agência Assembleia

O novo líder do governo Caiado foi anunciado na manhã da última sexta-feira (3/1). O documento, que oficializou o deputado Wilde Cambão (PSD) como representante do governador no Legislativo, colocou fim a um imbróglio que se arrastava há, pelo menos, três meses. A corrida pela posição oscilava entre os nomes de Cambão e Talles Barreto (UB), que terminou ocupando a vice-liderança, sob a promessa de alternância daqui a dois anos. 

Cambão, apesar de ter sido escolhido, não esteve entre os primeiros a saber da decisão do governador. Ainda na manhã de ontem ele alegou à reportagem do O HOJE não ter conhecimento do assunto e que aguardava uma ligação de Caiado. Mais tarde, porém, Cambão foi oficializado na posição em sessão extraordinária na Alego. 

O primeiro comentário sobre o assunto partiu do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB). “Fui informado que o senhor assumirá a liderança e que essa função será alternada entre o senhor e o deputado Talles Barreto. A escolha é pessoal do governador, portanto, parabéns. Desejo que Deus o abençoe muito nessa árdua função. O senhor terá a oportunidade de contribuir muito com a sociedade. O Entorno está representado numa função de grande importância”, disse. 

Continua após a publicidade

Cambão, por sua vez, pediu a palavra para responder ao presidente e mandar um recado aos colegas de Parlamento.”É uma missão difícil e me sinto honrado em ter a oportunidade de liderar a bancada do governo nesta Casa. Sempre fui leal ao governador ao longo dos últimos quatro anos. Quero manter o nível que você, presidente, manteve enquanto atuou como líder do governo Caiado”, considerou. 

Em outro trecho, o parlamentar assegurou ter muita humildade em entender que tem muito o que aprender com cada um dos deputados. “Tenho uma característica pessoal. Sou simples, humilde, quero conversar e aprender. Tenho certeza que isso contribuirá muito com o meu crescimento pessoal e político. Não serei líder de mim mesmo e quero manter diálogo também com a oposição, que tem um papel importante neste Parlamento. Por meio do debate é que iremos promover os avanços que a população precisa. A minha relação será a mais amistosa, amigável e respeitosa possível. Esse é o meu perfil”. 

O parlamentar lembrou ter vindo de Luziânia, onde teve a maior votação da história. “Tenho uma responsabilidade ainda maior porque agora somos cinco deputados do entorno. Viemos de uma região muito sofrida, que precisa da atenção do governo. Trabalharemos pela união dos esforços para que possamos ajudar o Governo e entregar os resultados que a população precisa”, pontuou. 

Talles, por sua vez, não só parabenizou o colega indicado à liderança como assegurou que o governador pretende mudar um pouco a postura das lideranças. “Cada ano vai ser cumprido por um parlamentar. Nós somos parceiros e vamos trabalhar juntos por Goiás. Você tem um carisma ímpar. Por ser dedicado e esforçado, tenho certeza que fará uma liderança justa. Estarei ao seu lado, te apoiando, te ajudando, pautado pelo objetivo de fazer o melhor para o povo goiano”, pontuou. 

O HOJE mostrou, na última sexta, que diante da indefinição coube a Barreto assumir uma espécie de liderança tática. O ‘improviso’ ocorreu em função do não apontamento de um nome por parte do governador. Nos bastidores, a expectativa era de que o assunto fosse encerrado na manhã da última quinta. Isso porque o próprio governador disse, em entrevista coletiva logo após a eleição da mesa, que faria seu encaminhamento naquela manhã, o que não ocorreu. 

Veja Também