Quinta-feira, 28 de março de 2024

Jovair Arantes entra na disputa com Jeferson pela presidência estadual do Republicanos

Ex-deputado federal Jovair Arantes entrou na disputa pelo comando estadual do Republicanos

Postado em: 04-02-2023 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovair Arantes entra na disputa com Jeferson pela presidência estadual do Republicanos
Ex-deputado federal Jovair Arantes entrou na disputa pelo comando estadual do Republicanos. | Foto: Agência Brasil

O ex-deputado federal Jovair Arantes entrou na disputa pelo comando estadual do Republicanos. A informação foi confirmada por um correligionário dele e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), que deverá ficar com o comando metropolitano do partido.

Vale destacar, Rogério tenta ganhar “gordura” para disputar a reeleição de Goiânia, em 2024. Além da garantir a simpatia da população, o prefeito também busca harmonia com a Câmara Municipal. Recentemente, inclusive, o gestor escalou o ex-deputado federal Jovair Arantes para assumir o comando da secretaria de Governo do município. Conforme a coluna Xadrez, o experiente político de 71 anos entra no time Cruz, justamente, para construir a reeleição.

“Além de sua experiência política, ele conhece como poucos a cidade e seus principais personagens, seja empresarial, político ou liderança comunitária. Soma-se a lista de expertises, o domínio que tem do serpentário político da Câmara de Vereadores e seus personagens. Foram esses atributos que pesaram na escolha do prefeito Rogério Cruz para tê-lo na equipe. Entretanto, mais do que experiência, Jovair vai ter que gastar muita saliva e sola de tênis para tornar o prefeito conhecido já que, em média, 40% da população não sabe quem é Rogério Cruz. Quanto às negociações com os vereadores que tem sido a maior dor de cabeça do prefeito, agora eles têm um profissional que conhece as manhas do ofício”, escreveu Wilson Silvestre na coluna.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, Jovair na presidência estadual seria mais interessante para Rogério que o deputado federal Jeferson Rodrigues, que é o favorito para ocupar a vaga de João Campos. No caso do prefeito, como mencionado, ele deve assumir a presidência metropolitana do Republicanos. 

“Rogério precisa focar em Goiânia”, revela o membro do partido. O prefeito trabalha para buscar a reeleição em 2024 e se assumisse o comando estadual teria que trabalhar pela composição de chapas pelo Estado. “Não existe razão para ‘perder’ tempo indo ao interior. Ele precisa se fortalecer aqui”, destaca. 

Vale citar, para Jeferson as visitas ao interior serão mais naturais. Como deputado federal, ele defende os interesses de todo o Estado. Jovair, por sua vez, tem experiência. Ocupou por anos a presidência do PTB, sabe como fazer esse tipo de articulação. Enquanto isso, Rogério precisa articular na capital para se cacifar para o pleito municipal do ano que vem. 

Saída de Campos

Atual presidente da legenda, João Campos terminou o mandato de deputado federal na quarta-feira (1º/2). Ele disputou vaga ao Senado, mas não foi eleito. Com isso, o ex-parlamentar deve deixar, em breve, o comando da legenda. 

Ao Jornal O Hoje, ele já tinha confirmado a situação e avisado de quatro nomes que se colocaram à disposição para substituí-lo. “Compete exclusivamente ao presidente Marcos Pereira [presidente nacional do Republicanos] definir quem me sucederá na presidência. Já se manifestaram com esta pretensão: Rogério Cruz, Rafael Gouveia, Jeferson Rodrigues e Hildo do Candango.”

À época, Jovair não foi citado. A fonte de dentro do partido, contudo, diz que o ex-deputado trabalha pelo comando. O Jornal O Hoje tentou contato por telefone com Arantes, mas não teve sucesso.

Prefeitura de Goiânia

Rogério terá nomes de peso em 2024, entre eles, o do senador Vanderlan Cardoso (PSD). O congressista não fala oficialmente, mas fontes indicam que ele estará certo na disputa. A avaliação é que ele bateu na trave contra nomes fortes como o dos emedebistas Iris Rezende e Maguito Vilela. 

Além dele, outras possibilidades são: Adriana Accorsi (PT), Aava Santiago (PSDB), Ana Paula Rezende (MDB), Bruno Peixoto (União Brasil), Sabrina Garcez (que teria que deixar o Republicanos) e outros.

Veja Também