O perfil técnico da equipe de Segurança Pública de Caiado

Governador anuncia nesta segunda nomes de comandantes

Postado em: 06-02-2023 às 08h00
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O perfil técnico da equipe de Segurança Pública de Caiado
Governador anuncia nesta segunda nomes de comandantes. | Foto: Secom

Como parte da mudança no primeiro escalão do segundo mandato, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vai anunciar, nesta segunda-feira (6), a cúpula de Segurança Pública do Estado de Goiás. Até o momento, o governador tem anunciado nomes com perfil técnico, ou seja, profissionais vistos pelas categorias com total aval, principalmente pela isonomia. 

O anúncio será feito no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Já foram adiantadas algumas nomeações. Pelo menos 11 pessoas foram escolhidas para cargos. O governador escolheu, para o cargo de delegado-geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga, que liderava a lista tríplice junto com os delegados Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira e Joaquim Filho Adorno Santos. Ganga é um experiente policial, com atuação na coordenação de operações e, por isso, é visto como um nome técnico altamente capacitado. 

Como delegado-geral Adjunto, o governador escolheu Murilo Polati Rechinelli, outro experiente policial. Polati já foi titular da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DEIH), que fica no Complexo de Delegacias de Goiânia. Ele também atuou como titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores em Goiânia (DERFRVA).

Continua após a publicidade

O governador Ronaldo Caiado também já definiu o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos da Silva, muito respeitado pela categoria, sobretudo com protagonismo em trabalhos, como a perícia feita após chacina na Boate insomnia em janeiro de 2014, quando dois homens e uma mulher foram mortos durante uma briga. O trabalho de perito rendeu a Silva elogios e reconhecimento pela cúpula da Segurança à época.  

Também foi nomeado o superintendente de Ações e Operações Integradas, Evenir da Silva Franco Júnior; Gerente de Operações Integradas, Luiz Paulo Vide; Gerente de Contrainteligência Estratégica, Ninivi Maria Gontijo de Siqueira. 

O governo também nomeou o chefe de Comunicação Setorial, Luiz Magno Silva Leão; o Subcomandante- Geral, Clives Pereira Sanches; o Chefe de Estado-Maior Estratégico Durvalino Câmara dos Santos Júnior. Ainda na lista de nomeações, foi escolhido Marcelo Aires Medeiros, como superintendente de Polícia Judiciária. Ele é um dos principais policiais expert no combate a crimes tributários, tendo sido Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT).

Como sub-comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Caiado escolheu o coronel da corporação Pablo Lamaro Frazão. Respeitado no CBMGO, já participou de importantes operações em parceria com outros órgãos da segurança pública.  

Depois de fazer novos anúncios da Segurança Pública nesta segunda-feira, o governador irá para Brasília, onde se reunirá com o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva. Na pauta, a realização de obras em cooperação com o Exército.

O encontro entre o governador e o general ocorrer no Quartel-General do Exército – Forte Caxias. Além do chefe do executivo estadual, vão a Brasília o  presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales.

Veja Também