Caiado propõe parceria com Exército para obras de duplicação da GO-213

"Dentro do cumprimento das normas legais, esperamos iniciar ainda esse ano essa obra que será um marco importante", afirmou o governador

Postado em: 06-02-2023 às 18h02
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado propõe parceria com Exército para obras de duplicação da GO-213
"Dentro do cumprimento das normas legais, esperamos iniciar ainda esse ano essa obra que será um marco importante", afirmou o governador. | Foto: Lucas Diener

Após encontro com o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, o governador Ronaldo Caiado (UB) confirmou que Goiás deve realizar junto com a corporação a duplicação e restauração da GO-213, entre Morrinhos e Caldas Novas. “Dentro do cumprimento das normas legais, esperamos iniciar ainda esse ano essa obra que será um marco importante, sendo que nós sabemos o fluxo que é do turismo em Caldas Novas, a Pousada (Rio Quente) e toda aquela região”, afirmou o chefe do Executivo Estadual. 

Acompanhado do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e futuro secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, e do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, Caiado entregou ao comandante do Exército o projeto de recuperação de 57 quilômetros da GO-213. “O general disse que terá todo interesse em transformar isso em realidade. Saio convencido de que teremos nesse ano de 2023 o primeiro convênio assinado com o Exército Brasileiro”, destacou o governador.

A duplicação da GO-213 será dividida em dois trechos. O primeiro, de 39 quilômetros, vai de Morrinhos ao entroncamento com a GO-507, na entrada de Rio Quente. Já o segundo, de 18 quilômetros, compreende do trevo de Rio Quente a Caldas Novas. Pelo proposto no convênio, o Governo de Goiás entra com o investimento, o recurso financeiro da obra, e o Exército executa a duplicação e a restauração.

Continua após a publicidade

O governador Ronaldo Caiado adiantou que ainda não é possível dar uma data específica para o início das obras porque todos os detalhes serão definidos no momento da assinatura do convênio. “Entregamos hoje um projeto para que seja analisado pelo Exército. Mas hoje temos orçamentariamente disponibilidade para podermos cumprir o acordo que for feito com o Exército Brasileiro”, explicou. 

Limitação

O projeto não foi discutido antes com a corporação porque, segundo o governador, até meados de 2022, o Exército tinha limitações em ser contratado por conta do teto de gastos. “Como isso foi modificado na PEC da Transição, imediatamente vim aqui junto com o nosso presidente da Goinfra e com o futuro secretário de infraestrutura para solicitar essa obra em Goiás”, detalhou Caiado.

O governador fez questão de ressaltar que o Exército tem grande experiência em obras de infraestrutura, já que participou de outros empreendimentos, muitos deles complexos, em todo Brasil. “Nada mais gratificante do que ter o padrão de excelência do Exército cuidando para que tenhamos uma duplicação da GO-213”, sublinhou. 

Além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, também participaram da reunião em Brasília o general Paulo Roberto Viana Rabelo, chefe interino do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, e o general de Brigada Rogério Cetrim de Siqueira, diretor de obras de cooperação do Exército.

Veja Também